23 novembro 2014

OS CHARRUAS



OS CHARRUAS



Este conjunto foi formado em 1964, por alunos da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, actual Escola Superior Agrária de Santarém, daí, talvez, o nome de Charruas. 

A formação inicial de “Os Charruas” era a seguinte:

Carlos Manuel Sardinha Ribeiro da Cruz (guitarra solo).
Daniel Pereira da Rocha Silva ( Dany Silva, inicialmente bateria e posteriormente baixo).
João Carlos d'Almeida Baptista (harmónica, bateria).
João Magalhães (voz, guitarra ritmo).

No dia 17 de Maio de 1968, os Charruas ficaram no 3º lugar do I Concurso Académico de Música Moderna, organizado pelo CITU (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário) no cinema Império, em Lisboa.

Nessa época, Os Charruas já eram considerados um dos melhores grupos pop-rock portugueses. 

Algumas das canções originais que cantavam por esse país fora chegaram aos tops nacionais, casos de «Come On, Baby, Come On» ou «Love Are Words», compostas por Dany Silva e João Magalhães. 

Segundo João Baptista, eram as próprias editoras que lhes pediam que compusessem em inglês, para que se tornasse um produto mais comercial. 


Editaram pela Alvorada (EP-60-1083), em 1968, um EP com “ O Povo”, “Love, Love Are Words”, “Come On, Baby, Come On” e “Os Teus Olhos, Senhora”.


O repertório do conjunto baseava-se essencialmente em versões de canções dos Beatles, Rolling Stones, Otis Redding, Bee Gees e outros autores. 

Como vinha sendo hábito nesta época, a carreira do grupo foi interrompida pela guerra colonial de África, tendo o projecto dado por encerrada a sua actividade em 1971. 

Dany Silva pertenceu depois esporadicamente ao Quinteto Académico, acompanhou Georgie Fame numa digressão pelo Algarve e encetou uma carreira a solo. 

Duas décadas depois, em 1994, regressaram pelas mãos de João Baptista. Decidiram, então, contratar novos membros para a banda, casos do teclista Jorge Monteiro, da vocalista Katia Guerreiro (actualmente no fado) e do guitarrista Filipe Mendes. 

Editaram, em 1997, um CD intitulado "Amigo do Peito" depois de, no ano anterior, terem lançado "Os Amigos No Tempo".

Vamos ficar com esta batida suave neste “Gosto da Vida”, que ainda hoje soa bem aos nossos ouvidos, nesta actuação dos Charruas no Natal dos Hospitais de 1997, com Katia Guerreiro a vocalista.


- Bom domingo!