06 maio 2014

MAIO MÊS DE MARIA



MAIO MÊS DE MARIA


O mês de Maio ou de Maria, como bem chamam os portugueses, isto em virtude de ser neste dito mês, que a Virgem apareceu no ano de 1917 aos três pastorinhos em Fátima, pela primeira vez.

Acontece que a devoção a Nossa Senhora de Fátima está enraizada no coração deste povo, que aos dias 13 de cada mês de Maio a Outubro se lança em peregrinações pelas estradas e caminhos de Portugal, em direcção ao Santuário de Fátima.

Mas não estou aqui para falar de Fátima, mas sim da compra da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se encontra na Igreja Matriz, adquirida pelos penafidelenses através de subscrição pública. 

Esta louvável iniciativa do pároco da cidade de Penafiel Alcino Gonçalves de Azevedo, mereceu o aplauso de todos os católicos penafidelenses.

Das mãos delicadas do escultor Joaquim Ferreira Tadim, de Santo Tirso, saiu uma obra artística, uma maravilha que entusiasma e encanta quem a admira.

A vida, a doçura, a meiguice que se encontra na imagem da Virgem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima só um inspirado, e fervoroso admirador da Santíssima Virgem poderia fazer conceber, talhar, burilar a obra de arte que produziu.


A imagem chegou a Penafiel, para entrar na Igreja Matriz e ir para o seu altar no sábado, dia 1 de Novembro de 1930, ou seja no Dia de Todos os Santos.

Depois da visita ao cemitério para depositarmos flores de saudade aos nossos entes queridos que já partiram para o além, à noite, os penafidelenses (e não só), incorporaram-se na procissão das velas que levou a imagem em triunfo pelas ruas da cidade.

Os moradores da cidade de Penafiel, fizeram questão de iluminar com velas as suas casas.

Viam-se pessoas de todas as freguesias do concelho, e mesmo de concelhos limítrofes, que tomaram parte desta manifestação de amor, havendo quem contabilizassem entre 4 a 5 mil almas.


A procissão saiu da igreja do Carmo, subiu a rua com o mesmo nome, Sacramento, Bom Retiro, Conde de Ferreira, Avenida Sacadura Cabral, Largo do Campo Torres Novas, Av. Egas Moniz, Rua do Barão do Calvário, Praça da República, Rua Combatentes da Grande Guerra, Av. Sacadura Cabral, Praça Municipal, Rua Serpa Pinto (hoje Rua Dr. Joaquim Cotta), Largo da Ajuda, Rua Alfredo Pereira, Av. Zeferino de Oliveira, Rua da Vista Alegre, Rua Alfredo Pereira, Largo da Ajuda, Rua Alexandre Herculano (hoje Rua do Paço) e Rua Direita, recolhendo na Igreja Matriz.

Depois de recolhida o Reverendo Sr. Abade António Ferreira de Magalhães, subiu ao púlpito e fez um soberbo discurso, cheio de fé e amor à Virgem, descrevendo uma a uma, nas páginas da nossa história, a honra que os portugueses lhe tem prestado e mostrando os favores que Ela tem dispensado às Terras de Santa Maria. 

No domingo, fez-se a consagração de Penafiel à Senhora de Fátima, havendo missa cantada e à noite sermão pelo nosso abade.

Foto de Napoleão Monteiro

À Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Rainha e Mãe, no alto do seu altar de talha pintado de branco e dourado na Igreja Matriz de Penafiel, ainda hoje, os penafidelenses rezam a seus pés, e especialmente no mês de Maio cantam com mais fervor o AVÉ MARIA.