29 abril 2014

SAUDAÇÃO A PENAFIEL



SAUDAÇÃO A PENAFIEL


No antigamente, as Festas do Corpo de Deus em Penafiel, eram um marco não só para a cidade e o concelho, mas para toda a região do Vale do Sousa.

Hoje infelizmente já não é assim, porque os senhores que regem Penafiel, de uns anos a esta parte, apostam mais na Feira Agrícola do Vale do Sousa “Agrival”, em detrimento destas festas.


Mas do tempo em que não havia esta pimbalhada, na véspera do Corpo de Deus, para além da cavalhada que ainda hoje se faz com a figura da cidade a prestar cumprimentos ao Presidente e respectiva vereação da Câmara Municipal, muitos ranchos folclóricos e a parada agrícola e de actividades concelhias animavam as principais artérias da cidade.


À noite os ranchos actuavam debaixo do barraco que existia na antiga Praça do Mercado, que foi demolida (um verdadeiro atentado ao património local).

No ano de 1952, na noite de 12 de Julho, para além dos bailes locais dos Ferreiros, Pedreiros, alfaiates e floreiras, bem como o grupo de Zés Pereiras de Carrazeda de Ansiães, Ranchos Infantis de Matosinhos e o grupo folclórico das Floreiras de Castelões que foram muito aplaudidos.

O Rancho Infantil de Matosinhos, que tanto sucesso alcançou com a sua actuação em 1952, no ano seguinte estava de volta a exibir-se na cidade de Penafiel.


Neste regresso, porém traziam uma surpresa para presentear todos os penafidelenses. A dada altura da sua actuação, fazem uma Saudação a Penafiel, que o povo presente soube corresponder com uma forte ovação no final da mesma, agradecendo assim a tão feliz ideia da Direcção do Rancho.

Aqui fica a letra dedicada à nossa terra:

Saudação a Penafiel

Penafiel, Penafiel
Terra de encantos mil
Aqui te presta homenagem
O nosso Rancho Infantil
Este Rancho Infantil
Da Vila de Matosinhos
Vem saudar Penafiel
Pela voz dos pequeninos

Penafiel
Linda cidade
Gritai bem alto
Ó Mocidade
Abandonamos
Nosso batel
Para saudar
Penafiel

Quem parte leva saudades
Desta terra tão querida
Quem te visita uma vez
De ti jamais se olvida
Jamais te olvidará
O Rancho dos vareirinhos
Saudando Penafiel
Em nome de Matosinhos

Penafiel, Penafiel
Terra de encantos mil
Aqui te presta homenagem
O nosso Rancho Infantil

Como se pode ver pela letra da Saudação a Penafiel, neste ano de 1953, Matosinhos ainda era vila.

Com estas pequenas coisas, vamos recordando e contando aos mais novos, como eram as Festas do Corpo de Deus de outros tempos.

Afinal de contas, é disto que se vai alimentando a alma penafidelense, principalmente para aqueles que a têm.