02 abril 2014

O CICLISMO NO SPORT CLUB DE PENAFIEL



O CICLISMO
NO SPORT CLUB DE PENAFIEL


O Sport Club de Penafiel, a nível desportivo, para além do futebol, tinha uma secção de atletismo e outra de ciclismo.

É sobre esta última que me vou debruçar.

O craque desta modalidade, era o ciclista Abílio Meireles. 

Em 1939, disputou-se na cidade do Porto o “Grande Prémio Olympique” para apuramento do representante do distrito na final em Lisboa. 

Nesta “meia-final” o ciclista do Sport Club de Penafiel conquistou o primeiro lugar na cidade invicta.

Devido a esta proeza, no domingo de 26 de Março de 1939, Abílio Meireles estava na capital para disputar a final do Grande Prémio Olympique.

Aí, onde, mercê de uma vontade férrea e formidável dispêndio de energias, arrancou para a nossa terra a honra duma vitória brilhantíssima.

  
A prova compreendia quinze voltas completas ao campo 28 de Maio (hoje Campo Grande), num total aproximadamente de cinquenta quilómetros.

A ela concorreu um representante de cada distrito, ou sejam os 18 melhores ciclistas portugueses, da categoria populares ou amadores como lhe queiram chamar, do que se depreende facilmente a alta importância da competição e o extraordinário entusiasmo de que ela se devia revestir.

Com efeito, a espectativa não foi iludida, pois que os milhares de pessoas que, ansiosamente, assistiram ao desenrolar da emocionante pugna, vibraram intensamente durante cerca de uma hora, e nos minutos finais, à medida que os corredores, em vertiginosa velocidade, demandavam a meta, sem vencedor ainda definido, os assistentes redobravam os incitamentos.

De repente, surgem quatro ou cinco pontos coloridos, que perpassam pelos espectadores com velocidade espantosa.



À frente deles, o ciclista penafidelense corta a meta em primeiro lugar.

Ao ser conhecida em Penafiel esta notícia sensacional, não foi possível conter a emoção dos nossos desportistas que, em grupos ruidosos, deram largas ao seu entusiasmo.

No dia seguinte, por ocasião da chegada a esta cidade, do nosso valoroso representante, o delírio atingiu o auge.

Formou-se um extenso cortejo, em que se incorporaram dezenas de bicicletas e numerosíssimas pessoas que, seguiam, com ovações entusiásticas, o nosso ciclista.


Dirigiu-se logo o cortejo ao edifício da Câmara Municipal, a depor, nas mãos dos dignos dirigentes deste concelho, a subida honra que, na longínqua Lisboa, um humilde penafidelense, arrebatara para a nossa terra.

A maneira como suas excelências, o reverendo Padre Carlos Pereira Soares e dr. Alfredo Correia de Noronha receberam a comitiva, sensibilizou profundamente a quantos assistiram a esta significativa cerimónia.

Depois o ciclista Abílio Meireles foi recebido na sede do seu clube, onde numa simples cerimónia de boas-vindas lhe foi dispensada uma carinhosa recepção, por grande número de associados e dirigentes desta simpática colectividade desportiva.

Pela Câmara Municipal foi oferecido ao vencedor da prova final do Grande Prémio Olympique, um magnífico relógio de pulso, como prémio e estímulo da victória alcançada em Lisboa, pelo nosso conterrâneo.

A equipa ciclista do Sport Club de Penafiel, era formada por:

Abílio Meireles; Rodrigo Meireles e José Ferreira.


No ano seguinte, devido a estas proezas ciclistas, o nosso herói, Abílio Meireles rumou até ao Académico Futebol Clube do Porto.

Nesse tempo, o Académico era um clube de elite e o seu Estádio do Lima, era dotado de pista de ciclismo, onde começaram e acabaram várias Voltas a Portugal em Bicicleta.

E aqui fica, um herói penafidelense, numa modalidade que poucos conheciam do Sport Club de Penafiel.

Nota – Estas fotos que ilustram este texto, nada têm a ver com o mesmo. Apenas servem para o ilustrar.