15 dezembro 2013

O FIEL AMIGO BACALHAU



O FIEL AMIGO BACALHAU



Se é verdade que os portugueses deram novos mundos ao mundo, também é verdade que foram os portugueses que ensinaram o mundo a cozinhar e a saborear o bacalhau.

Este peixe por incrível que pareça, não se pesca em Portugal, já que o mesmo escolheu para habitar as águas frias dos mares do norte. 

Se durante o ano se cozinha de mil e uma maneira, na véspera do Natal o mesmo apresenta-se na mesa dos portugueses cozido.

Geralmente faz-se quantidade a mais, para com as sobras, no dia de Natal aparecer a célebre roupa velha que é uma delícia.

Hoje, com as grandes superfícies espalhadas como cogumelos pelo país, durante todo o ano aparece à venda quantidade e boa qualidade de bacalhau.

Mas nem sempre foi assim. Quem não se lembra logo a seguir ao 25 de Abril, haver um boicote no fornecimento de bacalhau, tendo os portugueses que atravessarem a fronteira para se abastecerem na vizinha Espanha.

Devido a esta situação, Ary dos Santos escreve o Fadinho do Bacalhau, musicado pelo Paulo de Carvalho e gravado por este no seu LP Desculpem Qualquer Coisinha.


Como estamos perto do Natal, e para que ninguém se esqueça do fiel amigo, aqui fica o poema e um vídeo com Herman José, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes.

Pela minha parte, o que vos quero dizer, é que aquilo que se faz à mão, sem bacalhau nunca mais faço…




- Bom domingo!