19 novembro 2013

SOARES DOS REIS NO CICLISMO



SOARES DOS REIS NO CICLISMO


Soares dos Reis, a nível desportivo, teve dois amores, o futebol e o ciclismo.

O futebol, na posição de guarda-redes, talvez por influência familiar, já que seu tio, também ele Soares dos Reis, defendeu as cores do F.C. do Porto e da Selecção Nacional, absorvendo pelo caminho, alguns ensinamentos do amigo e vizinho penafidelense o Canário.

Carlos Pinheiro à frente do pelotão em Penafiel

Quanto ao ciclismo, foi devido ao seu grande amigo Carlos Pinheiro, ciclista do F. C. do Porto.


Aos 15 anos, o Neca Reis já possuía a sua bicicleta de corrida e percorria quilómetros por essas estradas fora, para adquirir uma certa resistência ao cansaço nas suas pernas.
Mas nesta altura o futebol falou mais alto e a bicicleta teve que aguardar pela sua vez.


Começou por participar em corridas organizadas nos concelhos vizinhos, como é o caso deste triunfo em Lousada.

Quando dependurou as chuteiras, e a vida o levou para terras de França, começou a dedicar-se mais a sério ao ciclismo.

Aí, representou o St, Étienne-les-Remiremont, cidade germinada com a Vila das Aves, no Thiot, nos Vosges e mais tarde em Pau, no sul de França.


Fez parte da Union Cycliste em St. Etienne-les- Remiremont, e formou a secção de ciclismo na Associação Portuguesa em Thiot, que representou em França a comunidade portuguesa, tendo participado em imensas provas e circuitos. Por tal facto recebeu um Diploma de Honra da Federação Francesa da Ciclismo.


Actualmente faz parte do Grupo Ases do Pedal de S. Miguel Arcanjo da Vila das Aves, que todas as quartas- feiras percorrem alguns quilómetros pelas estradas da região, num colorido convívio, entre os quais o padre Fernando Abreu. 


Manuel Pinto, Avelino Ferreira (Lêndia), Carlos Cunha, Fernando Moreira, João Nogueira, Soares dos Reis, Padre Fernando, José Maria, Rafael Fonseca, Hélder Patrício, António Castro e Belmiro Silva.

Foto tirada quando a inauguração do Passeio das Margens do Aves, em Santo Tirso, inaugurado pelo Presidente da República Dr. Cavaco Silva no dia 21 de Janeiro de 2012.


Os Ases do Pedal da Vila das Aves, em frente à igreja da Misericórdia em Penafiel, num passeio que os mesmos fizeram a Entre-os-Rios

Soares dos Reis com a equipa de ciclismo do Boavista na Volta às Astúrias.

Soares dos Reis, faz parte do staff da equipa do Boavista Ciclismo Clube, que acompanha na Volta a Portugal e nas competições que a mesma disputa no estrangeiro.


Enquanto pedalava, Soares dos Reis, ia colecionando muito material da modalidade, sendo dono de um espólio como 23 bicicletas de corrida, 130 camisolas, 420 bidões, 132 bonés e 75 sacos de abastecimento, para além de livros e revistas respeitantes à modalidade, miniaturas dedicadas à Volta a França, fotos, medalhas, troféus, mostrando uma grande dedicação e paixão a esta modalidade que é o ciclismo. 


Todo este espólio pertencente a Soares dos Reis, esteve patente numa exposição, na Junta de Freguesia da Vila das Aves, nos dias 21 a 23 de Junho passado, organizada pela Comissão de Festas de S. João das Fontainhas de Vila das Aves.




Pelas fotos aqui expostas, Soares dos Reis não é só futebol, mas um praticante apaixonado por tudo que diga respeito ao desporto das bicicletas de pedal. 

Em Penafiel, existe uma escola de ciclismo a ADRAP, que é um verdadeiro viveiro de campeões, assim como se organizam já várias provas desta modalidade no concelho de Penafiel.


Por tal motivo, penso que seria uma óptima ideia, trazer esta exposição até nós, para que todos os amantes desta modalidade, ficassem a saber um pouco mais deste nosso conterrâneo Soares dos Reis. 

1 Comments:

Blogger Luís Ângelo Fernandes said...

Boa tarde!
Necessitava imenso do contacto de Soares dos Reis, para um trabalho de investigação sobre a história do desporto em Lousada, que estou a realizar. Poderá indicar?
Meu contacto: luisangelofernandes@gmail.com
ou 962564299

6:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home