26 novembro 2013

S. CRISTÓVÃO



S. CRISTÓVÃO

Sendo S. Cristóvão patrono dos automobilistas, dos viajantes e dos taxistas, os taxistas de Penafiel resolveram trazer no domingo dia 4 de Setembro de 1960, o seu patrono para a Capela da Senhora da Lapa, situada em frente à sua praça de táxis na Praça Municipal em Penafiel.

Capela da Nossa Senhora da Lapa, inserida na Igreja da Misericórdia

Nesta pequena capela, o único altar existente é o de S. Cristóvão.

Esta imagem de S. Cristóvão, era pertença da igreja de S. Bartolomeu, que se encontra no interior da Quinta de Louredo em Penafiel.

Igreja de S. Bartolomeu - Louredo - Penafiel

Neste dia, logo pelas 10h até às 12h, actuou na Praça Municipal a Banda de Música de Rio de Moinhos, e das 14h às 16h, o rancho folclórico das Termas de S. Vicente.

Pelas 16h, a imagem sai em cortejo automóvel da sua capelinha em Louredo, para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos

Às 17h, houve missa campal no Sameiro, havendo sermão e bênção dos carros.

Pelas 18h30m saiu do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, uma majestosa procissão com os andores de S. Cristóvão e de Nossa Senhora de Fátima, para a Igreja da Misericórdia.


Por tudo isto, a partir de 4 de Setembro de 1960, a Capela de Nossa Senhora da Lapa, também ficou a ser vulgarmente designada por Capela de S. Cristóvão.