15 novembro 2013

O RELÓGIO DO SANTUÁRIO



O RELÓGIO DO SANTUÁRIO

Relógio do Santuário parado. Foto cedida por Mário Silva.

No passado domingo, dia 10 de Novembro de 2013, muitos penafidelenses e telespectadores da TVI, viram o programa “Somos Portugal”, e repararam que o relógio do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, se encontrava parado.

Podem ficar descansados que esta paragem não se deveu a falta de corda ou de pilha, mas sim a pedido da TVI, para as badaladas não interferirem nas músicas dos cantores que desfilaram no palco instalado para o dito programa.

Este relógio foi oferecido à Confraria de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, pelo penafidelense Rodrigo da Costa Babo, que já tinha oferecido o Carrilhão de Sinos do Santuário.

O relógio foi encomendado pelo proprietário da Nova Relojoaria de Penafiel, Bernardo Guedes de Sousa, à casa fornecedora Andrade Melo, na rua Mouzinho da Silveira, 234 no Porto.

O relógio é de origem francesa, da fábrica Paulo Olobrey e Filho, de Avrey-du-jura, e chegou ao santuário no dia 14 de Agosto de 1909.

Tem um regulador das horas, e corda para oito dias, dá as horas e as meias horas.



Esta máquina do tempo, apesar de centenária, continua a trabalhar, e a marcar as horas e os minutos pontualmente, embora tivesse permanecido nas 14h 01m, enquanto decorria o Somos Portugal, e se telefonava para o 700 200 300, na esperança de melhorar a vida.