25 março 2013

MARCAR PASSO E MARCHA ATRÁS



MARCAR PASSO E MARCHA ATRÁS


Há dias, quando descia a Rua Alfredo Pereira, em Penafiel, comecei por esbarrar com vários produtos expostos pelos comerciantes na via pública. 

Depois, fui-me confrontando com marcos de pedra em forma cúbica, cilíndrica e paralelepípedo.


Ao chegar ao Largo da Ajuda, vejo um ex-lugar de estacionamento ocupado com frutas e legumes, obrigando os peões a irem para o eixo da via.

Não sei se este lugar de estacionamento foi arrendado, vendido ou ganho em qualquer roda da sorte que a Câmara tenho promovido para o efeito.

Mas será isto progresso? Será isto fruto da tão afamada pedonização, onde os passeios eram um estorvo e isto não?

Meus senhores e minhas senhoras, isto nem é progresso, nem é novo, nem tem nada a ver com pedonização. 


Recuando a memória meio século atrás, o adro da Igreja da Misericórdia era parque privativo da empresa de camionagem Alberto Pinto & Filhos. 


A bilheteira da mesma empresa, ficava no rés-do-chão do prédio do Paço na rua com o mesmo nome. 

Lá, não só se adquiria os bilhetes para viajar, como se despachavam ou levantavam encomendas. 

O empregado era o irmão do Alberto Pinto, mais conhecido pelo Pinto Barão. 

Quem o conheceu, sabe que ele usava uns óculos cujas lentes mais pareciam cús das garrafas de champanhe, tal era a sua grossura. Mas este senhor era dotado de uma voz de tenor, e volta e meia, lá nos brindava com um pouco de ópera, para nosso contentamento.

Esta empresa de camionagem chegou a ter umas bombas para abastecer a sua frota, mais ou menos onde hoje se encontra o Quiosque Céu Azul, no Largo do Padre Américo (na altura Largo da Misericórdia), como se pode ver na foto a seguir.


Com este estado de coisas, facilmente se pode concluir que, durante doze anos desta “governação”, a cidade não só marcou passo, que é um exercício que apenas causa cansaço sem nenhuma progressão, como nos casos citados, andou mais de cinquenta anos para trás.

Pelos vistos, neste país, nem só os caranguejos andam de marcha-atrás, a cidade de Penafiel faz o mesmo.