12 março 2013

A HISTÓRIA DA ESTÁTUA DO PADRE AMÉRICO



A HISTÓRIA DA ESTÁTUA DO PADRE AMÉRICO

LANÇAMENTO DA 1.ª PEDRA

A primeira pedra foi lançada atrás do quiosque em frente à porta de entrada do edifício dos C.T.Ts.

Penafiel, domingo, 21 de Junho de 1970, integrado nas Comemorações Bicentenárias desta cidade, pelas 17 horas, junto à estação dos C.T.Ts., D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, benzeu a primeira pedra do monumento a erigir ao Padre Américo, no antigo Largo da Misericórdia e que há já alguns anos tem o seu nome Largo Padre Américo.

O Governador Civil do Porto, Major Paulo Durão, lançou a primeira argamassa sobre a primeira pedra, usando de seguida da palavra, dissertou “sobre a vida daquele apóstolo do bem que em nossos dias, enchia de bens os famintos e despedia famintos os ricos”. 

Falou da descoberta por Padre Américo dos Barredos do Porto e do interesse posto em solucioná-los pela Câmara do Porto.

“Não sei se Ele nos perdoará o estarmos a inaugurarmos uma obra como esta, uma primeira pedra para um monumento seu”.

Finalmente fez um apelo para que aquela obra senão putrifique e que em breve seja visto um busto do Padre Américo.

Para além do Bispo do Porto e do Governador Civil do Porto, estiveram presentes:

O Bispo Auxiliar de Leiria, D. Domingos de Pinho Brandão; o Bispo de Ciudad Rodrigo (Espanha), D. Demétrio Mansilha; Pároco de Penafiel Albano Ferreira de Almeida; Presidente da Câmara do Porto, Dr. Nuno Vasconcelos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alves Moreira (1), Comandante da P.S.P. do Porto Coronel Santos Júnior, Comandante da 1.ª Região Militar; cônsul de Itália; cônsul da Suíça; cônsul dos E.U.A.; delegado do Procurador da República, Vice-reitor do Liceu de Penafiel, Dr. João Delfim Guedes Tomé; Director da Escola Industrial e Comercial de Penafiel, Dr. Aurélio Tavares; Reitor da Universidade do Porto; Comandante do R.A.L. 5; Juiz da Comarca; Sub-delegado de saúde; Provedor da Misericórdia; Director Clínico do Hospital; mesários da Santa Casa da Misericórdia e muito povo.
(1)  – As Comemorações do Bicentenário da cidade de Penafiel, iniciaram-se sendo Presidente da Câmara o Coronel Cipriano Alfredo Fontes, e terminaram sendo Presidente da Câmara o Dr. Manuel Alves Moreira.


A ESTÁTUA

A ESTÁTUA EM BRONZE

No final do mês de Fevereiro de 1972, a estátua foi entregue na fundição para ser concluída.

O ESCULTOR JÚLIO GIRALDES

A estátua em bronze do Padre Américo é da autoria do escultor Júlio Margarido Carneiro Giraldes, e tem um metro e oitenta de altura e foi erguida sobre um pedestal de granito com um metro e vinte. No pedestal foi colocada uma lápida que diz o seguinte: 

AO
PADRE AMÉRICO
HOMENAGEM
DO CONCELHO
DE PENAFIEL
1 - 6 – 1972

ASSINATURA DO ESCULTOR


O custo da estátua e a despesa com a inauguração, assim como o contributo de cada freguesia para a construção da mesma, pode-se verificar na imagem seguinte. 

CUSTO DA ESTÁTUA
Podemos concluir que em moeda corrente, não chegou a 850 €.

Agradecimento em carta aberta de Júlio Margarido Carneiro Giraldes, dirigido ao Sr. Armando Silveira proprietário do jornal Notícias de Penafiel e publicado no dia 7 de Julho de 1972:

Fiquei bastante sensibilizado com os cumprimentos e palavras de louvor, que recebi pela execução da estátua do Padre Américo e venho agora agradecer-lhe a magnífica reportagem que publicou no Notícias de Penafiel e onde mais uma vez sou citado. Porém, fiz apenas modestamente o que pude, dedicando todo o carinho e admiração ao “Grande homenageado”.

O Padre Américo, tudo merece e merece principalmente, que à Sua Obra rendamos o humilde preito da nossa pequenez.

Por conseguinte, foi dentro dessa humildade e pequenez, que procurei dar o meu contributo àquele que há muito nos transcendeu num glorioso avanço de alma superior.

A estátua aí fica em Penafiel, aberta a todos os visitantes, aberta aos admiradores e aos maldizentes, exposta aos verdadeiros críticos e aos pseudocríticos, recebendo os bem intencionados e os derrotistas doentios.
E pela confiança que a cidade em mim depositou, muito obrigado.
Vila do Conde, 10 de Junho de 1972
Júlio Giraldes


A INAUGURAÇÃO

NA PRAÇA DA REPÚBLICA

A inauguração da estátua ao Padre Américo foi uma dívida saldada pelos penafidelenses a este apóstolo do bem.
Penafiel,1 de Junho de 1972, antes da saída da procissão do Corpo de Deus, o povo dirigiu-se para a Praça da República onde ia ser inaugurada a estátua ao Padre Américo.

Eram 15,30h, quando à Praça da República chegaram o Senhor Governador Civil do Porto Major Paulo Durão, e o Senhor Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, convidados de honra para a inauguração da estátua.

Tomaram lugar na tribuna armada para o efeito e aí foram acompanhados pelas figuras e autoridades representativas da cidade e familiares do Ver. Padre Américo, nas pessoas dos sobrinhos D. Maria Guiomar e Jaime Monteiro de Aguiar. A numerosa família Pai Américo, ali estava representada pelos Reverendos Padres Galamba e Abraão, e um numeroso grupo de gaiatos chefiados pelo Júlio Mendes.

A Banda da Polícia de Segurança Pública do Porto, Fanfarra dos B. V. de Entre-os-Rios e piquetes dos Voluntários de Penafiel e Paço de Sousa prestavam a guarda de honra.

Após os toques habituais, o Sr. Governador Civil do Porto passou em revista a formatura dos Bombeiros e logo em seguida o Sr. Presidente da Câmara Dr. Manuel Alves Moreira, fez a saudação de boas-vindas proferindo as seguintes palavras:

Ex.mo Senhor Governador Civil do Porto
Ex.mo E Ver.mo Senhor Bispo do Porto
Ex.mo Senhor Comandante do R.A.L.5
Ex.mas Autoridades Civis, Religiosas e Militares
Minhas Senhoras e meus Senhores

Antes de procedermos ao acto que deu origem a esta concentração, quero saudar no meu nome e em nome do concelho na pessoa de V. Ex.ª, Senhor Governador, o Governo da Nação. É com grande júbilo que vemos o Governador Civil do Porto entre nós, quando temos a certeza que esse Governador é alguém com excelsas qualidades, que todos lhe reconhecemos. É motivo de alegria, sabermos que atrás de nós está alguém atento aos nossos problemas e que nos acompanha, tanto nas horas difíceis como nas horas boas como esta.

Rogo a Deus pela saúde de V. Ex.ª para que possa continuar a presidir aos destinos deste Distrito. Se assim for, tenho a certeza de que Penafiel, onde já se sente a acção de V. Ex.ª, caminhará para aquilo que aspira ser.

Um muito obrigado de todo o Concelho pela presença que tanto brilho veio dar a este acto.



Senhor Bispo do Porto
Quero também agradecer a presença de V. Ex.ª Rer.mo como Prelado da Diocese e como Penafidelense ilustre, sempre interessado pelo Bem da sua terra. Quis Deus que V. Ex.ª Rev.ma tendo benzido a 1.ª pedra destinada a este Monumento venha agora trazer a sua bênção à obra concluída.

Ao consumado artista que concebeu, e com técnica tão hábil executou esta interpretação a um tempo subjectiva e realista da aparência humana do PAI AMÉRICO, que tantos de nós conhecemos e que vemos hoje como que ressuscitada no bronze para permanente contemplação e enlevo dos conterrâneos do grande Apóstolo, acrescendo ainda a circunstância que considero feliz a do autor desta escultura ser também Penafidelense, em nome da minha Câmara e da nossa Terra rendo as minhas felicitações.

Não quero terminar sem um agradecimento a todos os munícipes e destacar aqui o meu contentamento com a Comissão pro-monumento, com aqueles párocos, Juntas de Freguesia e ainda algumas Senhoras de Penafiel que tão generosamente deram todo o seu esforço, garantindo esta homenagem que tão merecida era, para quem passou por este mundo, só fazendo Bem.

A todos muito obrigado.


Após o descerramento da estátua pelo Major Paulo Durão, autêntico monumento, criado pelo escultor penafidelense Sr. Júlio Margarido Carneiro Giraldes, e do qual nos podemos orgulhar, quisemos ouvir a primeira impressão do Senhor D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto e penafidelense distinto, que nos disse as seguintes palavras:
A ESTÁTUA É UMA MAGNÍFICA OBRA


Jaime Monteiro de Aguiar, em nome pessoal e da família fez o agradecimento da justa homenagem prestada ao seu saudoso tio.

A última palavra coube ao Sr. Major Paulo Durão, que começou por dizer:
Não há palavras que possam traduzir o que vai no meu coração e referindo-se à obra grandiosa, maravilhosa até, do Pai Américo afirmou:

“É uma luz, um farol”.

“Apontava para o Sacrário e dizia: a luz vem dali, passa por mim e vai para vós”.
“Que esta digna estátua não seja para nós uma figura estática mas que seja um ornamento para uma doação total”.

Milhares de pessoas assistiram à inauguração e todas elas passaram junto ao Monumento a Padre Américo, com um frémito de devoção e agradecimento e muitas, vimos nós, a balbuciar as suas preces com sentidas lágrimas a correrem-lhe pelas faces.

É que a obra grandiosa de amor, de carinho, de evangelização do Saudoso Padre Américo, ainda hoje viva e actual, toca-nos a sensibilidade humana com a mão diáfana do Espírito Santo, e o sentir do nosso coração, por mais empedernido ou indiferente, não consegue deixar de pulsar e sentir que estamos na presença de Alguém que ultrapassou a barreira das humanas realizações terrenas.
In - Notícias de Penafiel de 9 de Junho de 1972



A MUDANÇA DE LOCAL


Integrado no 243.º aniversário da cidade de Penafiel, a estátua do Padre Américo saiu da Praça da República para o largo com o seu nome.

No dia 3 de Março de 2013, foi reinaugurada a estátua do Padre Américo, pelo presidente da Câmara Dr. Alberto Santos e pelo deputado da Assembleia da República Mário Magalhães, ladeados pelo executivo da coligação Penafiel-Quer, pelos porta-bandeiras dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e Paço de Sousa e alguns populares.


A lapida colocada no pedestal está partida num dos lados, pelo que levou um corte a disfarçar. A ser assim, e aproveitando a mudança da mesma, devia ter sido feito o mesmo corte nos quatro cantos para a mesma ficar uniforme. 

Realmente não tinha pés nem cabeça toponimiamente falando, ter a estátua num lado e o largo noutro. Com esta mudança corrigiu-se esse desfasamento.


O local onde foi colocada a estátua é que me parece mal, já que no meio do largo com a igreja da Misericórdia como pano de fundo ficava melhor. Mas quem descaracterizou este largo e não só, e nasceu de costas voltadas para o bom gosto, é-lhe indiferente.

É que no fundo o slogan “Sentir Penafiel”, para certa gente, não passa de um rótulo de uma marca de vinho e nada mais.