24 março 2013

GRUPO DE GUITARRAS DE PENAFIEL



30.º ANIVERSÁRIO
DO
GRUPO DE GUITARRAS DE PENAFIEL


No dia 9 de Março de 2013, o Grupo de Guitarras de Penafiel, organizou no Auditório da Associação Empresarial de Penafiel, a sua V gala, para comemorar o seu trigésimo aniversário.

A apresentação desta V gala esteve a cargo de Luís Rodrigues, e o Grupo de Guitarras de Penafiel apresentou-se com a seguinte formação:
Adão Luís na guitarra; José Emílio na viola; Francisco Madureira na viola baixo e os fadistas Tatiana Teixeira e António Alves.


Como convidados actuaram Daniel Bessa ao piano, Alexandrino Fernandes no violino e Duarte Barros na precursão e os fadistas Lurdes de Sousa e Adão de Sousa.

Desde a sua fundação, que o grande timoneiro do Grupo de Guitarras de Penafiel, é o guitarrista Adão Luís.


Durante estes trinta anos, muitos foram os que fizeram parte do grupo, já que durante este espaço de tempo, entraram e saíram vários fadistas e instrumentistas.

Infelizmente a cidade de Penafiel, fruto de políticas culturais erradas, não possui hoje, nenhuma casa de espectáculos, pelo que a V gala se realizou na freguesia de Milhundos, numa sala que se tornou pequena.

Quem acompanha, ou já ouviu o Grupo de Guitarras de Penafiel a actuar, sabe que há uma canção que geralmente é cantada na parte final se não mesmo no final das actuações que se chama: Ai Penafiel… Ai Penafiel.

Pois é!... esta canção de autoria do Professor Albano Morais, também faz este ano 30 anos, e foi pela primeira vez apresentada aos penafidelenses no saudoso e extinto Cine Teatro S. Martinho, pelo Grupo Cénico Alma Juvenil de Penafiel, na revista “Põe-te ao Fresco…”, em 1983.


Ontem como hoje, a mesma é cantada pelo sempre jovem José António Alves.

Por isso, ao Grupo de Guitarras de Penafiel, e à canção “Ai Penafiel” que durante três décadas José António Alves, divulgou com a sua voz, os meus parabéns.

As fotos que ilustram este texto, assim como o vídeo que se segue, com a canção “Ai Penafiel”, na voz de Zé Alves, acompanhado pelo Grupo de Guitarras de Penafiel, foram cedidas pelo meu amigo Meireles. A ele o meu muito obrigado.


-Bom domingo!

1 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

Fernando Oliveira, meu caro amigo. Não posso com esta música. A letra pode ser boa mas a música é do piorio. Não sei quem adaptou a música à letra. Não teve bom gosto. Esta letra merecia uma música melhor e não esta que está associada a um cais de Lisboa, até mal afamado. Quando estamos a ouvir o "Ai Penafiel" estámo-nos a lembrar do fado "Ai Cais do Sodré", Rodrigo. Para a festa ser maior só faltam os coentros e rabanetes...

10:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home