19 março 2013

AO GRANDE ZEFERINO DE OLIVEIRA



AO GRANDE BENEMÉRITO

ZEFERINO DE OLIVEIRA
ZEFERINO DE OLIVEIRA
Este ilustre penafidelense de nome Zeferino Rebelo de Oliveira, nascido na freguesia de Croca, no dia 4 de Fevereiro de 1870, emigrou para o Brasil com 17 anos, tendo lá falecido em 1929.

Fruto de trabalho e de privações, Zeferino de Oliveira fez nas terras brasileiras grande fortuna.

Como benemérito reparou a Capela de S. João na mesma freguesia. 



Contribuiu para a construção do Santuário da Nossa Senhora da Piedade e Parque do Sameiro e do Hospital da Misericórdia em Penafiel. 

Destinou uma boa soma para um grande empreendimento cultural de interesse nacional, à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1924, para o funcionamento da Cadeira de Estudos Camonianos. 

Também instituiu a sopa dos pobres, e subsidiou generosamente a Santa Casa da Misericórdia, dotando-a de um excelente balneário.

Por tudo isto, os penafidelenses de alma-e-coração resolveram homenageá-lo. 

Busto de Zeferino de Oliveira na frente do antigo Hospital
Assim, aos nove dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e trinta e três, na cidade de Penafiel, e salão nobre do edifício do Hospital, achando-se reunida a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia e presentes as autoridades civis, militares, judiciais, representantes das Associações de classe, dos clubes desportivos, da imprensa e grande número de pessoas, se procedeu à inauguração solene do busto do grande benemérito e insigne benfeitor Zeferino de Oliveira, no jardim em frente ao edifício do Hospital e aos descerramentos do seu retrato e do seu filho Mário de Oliveira, hoje considerado também um grande benfeitor desta Santa Casa, na sala nobre, tendo falado vários oradores que se referiram com palavras de saudade à memória do referido benfeitor Zeferino de Oliveira e enaltecendo as qualidades altruístas e filantrópicas de seu filho Mário de Oliveira. 

Acontece, que há uns tempos a esta parte, começou a surgir uma nova profissão na nossa terra que são os arrumadores da história. 

Geralmente são pessoas que não pedem moedinha, bem engravatadas, gostam de festas com comes e bebes à farta, só faltando a estes chicos espertos, um sindicato. 

A sua táctica varia de actuação consoante as circunstâncias. Umas vezes mudam o nome às coisas, outras vezes mudam as coisas de lugar, outras há, que até fazem desaparecer placas de inaugurações passadas.

Retirado da frente para o lado do antigo hospital.
Zeferino de Oliveira, penafidelense e grande benemérito não só local como nacional, foi apeado do seu lugar e afastado para um recanto sem grande visibilidade. 

No local onde foi retirado Zeferino de Oliveira
No seu lugar foi colocada uma escultura baptizada de “Bem me quer” do escultor Xico Lucena, oferecida pela Câmara Municipal de Penafiel, à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel pelas comemorações dos seus 500 anos, e inaugurada no dia 18 de Agosto de 2009, com o respectivo “Sentir Penafiel”.

Evidentemente que o escultor Xico Lucena que por acaso até nasceu em Olsberg, Alemanha Ocidental em 1966, não tem culpa nenhuma no cartório, de estes arrumadores da história o acharem mais importante que Zeferino de Oliveira.

Facilmente se compreende que para certa categoria de gente, um benemérito morto, é automaticamente guindado à categoria de otário, e por isso retirado para um canto.


- Estou certo! Ou estou errado?

6 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

Bom trabalho, Fernando. Um bem haja para ti...

Beça Moreira

3:43 da tarde  
Blogger coffee lover said...

boa tarde,
o meu nome é Jorge Jesus, sou de Penafiel e gostaria de saber se tem mais informações sobre o Zeferino de Oliveira, eu sou familiar dele, primo direito dele.
Contacte-me para: sandy-silva@live.com
Muito obrigada

3:49 da tarde  
Blogger Maria said...

Excelente trabalho. Obrigada por não esquecer Zeferino de Oliveira.
Era meu tio bisavô.
Maria Rosário Reis.

10:05 da tarde  
Blogger Unknown said...

Parabéns pelo texto. Sou Veronika,tataraneta de Zeferino De Oliveira.

10:20 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Podem Mais textos sobre Zeferino de Oliveira
https://penafielterranossa.blogspot.com/search?q=Zeferino+de+Oliveira
Um abraço

9:06 da manhã  
Blogger Fernando Oliveira said...

Podem ver mais textos sobre Zeferino de Oliveira

https://penafielterranossa.blogspot.com/search?q=Ao+Grande+Zeferino+de+Oliveira

Um abraço.

9:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home