06 março 2013

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENAFIEL



BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENAFIEL


Em 1863, há uma primeira tentativa para construir uma biblioteca em Penafiel, mas tudo não passou de uma tentativa.

Biblioteca na Av. Araújo e Silva

Acta da criação da Biblioteca

Prédio onde funcionou a Biblioteca

No dia 6 de Junho de 1917, foi solenemente inaugurada a Biblioteca Municipal de Penafiel na Av. Araújo e Silva, que viria a encerrar em Outubro de 1919.

Este edifício onde funcionou a Biblioteca, desapareceu juntamente com a Praça do Mercado.

Foi reaberta novamente ao público a 6 de Junho de 1927, é transferida para um pequeno salão na Avenida Sacadura Cabral, vindo a encerrar novamente passados dois anos.

Funcionava todos os dias úteis, das 20 às 23 horas, sendo uma das mais completas e preciosas do norte.

Dois impulsionadores da Biblioteca

 A sua instalação, deve-se ao esforço dedicado de dois penafidelenses ilustres Mgr. José Vinhós, que com uma importante dádiva de preciosos livros sugeriu a sua fundação. Outro foi Luís Carlos de Chatillon da Rocha Beça, ao tempo secretário da Câmara Municipal, foi o seu esforçado e inteligente organizador. 

Nesta altura, era encarregado da Biblioteca Municipal de Penafiel, o Sr. Manuel da Silva e Souza, 3.º oficial da secretaria da Câmara.  

Entrada para a Biblioteca - Museu na Praça da República.
Acta da passagem da Biblioteca para a Praça da República





Palacete Barão do Calvário


A 7 de Julho de 1947 a Biblioteca passa para a Praça da República, passando a funcionar mo rés-do-chão do Palacete do Barão do Calvário.

O meu Cartão de leitor da Biblioteca Fixa Calouste Gulbenkian

No dia 7 de Outubro de 1963, ficou instalada na sala do Museu dedicada a Abílio Miranda, a Biblioteca Fixa da Gulbenkian, deixando de vir a Penafiel, a carrinha itinerante da Gulbenkian.

Onde hoje é a Loja do Cidadão já esteve instalada a Biblioteca.

A fim de serem efectuadas obras de beneficiação no edifício, em 1989 sai provisoriamente para o Salão Polivalente Municipal (hoje Loja do Cidadão).

Entrada para a Biblioteca.

Placa alusiva à sua inauguração

A Biblioteca Municipal de Penafiel situada na Av. Egas Moniz inaugurada a 4 de Março de 1995 pelo então Presidente da República Dr. Mário Soares, passou a ocupar todo o edifício do Palacete do Barão do Calvário.

Possui um auditório, com capacidade para 100 lugares, para realizações culturais, sendo o local ideal para o encontro com os escritores, lançamento de livros, peças de teatro, visualização de cinema, música e colóquios. 

Também pode ler vários jornais nacionais e locais, revistas, assim como livros para ler, consultar ou requisitar. No edifício há vários computadores com internet, que pode utilizar.

Tem uma secção de livros infantis dedicada a um público mais jovem. 

Possui um bar de apoio aos utilizadores da biblioteca.

Carrinha Bibliomóvel de Penafiel

O Bibliomóvel é uma carrinha itinerante equipada com livros, que percorre todas as freguesias do concelho de Penafiel, prestando os serviços básicos de biblioteca às escolas básicas e jardins-de-infância.  

Existe um serviço de fotocópias que possibilita os utilizadores a fotocopiar documentos, desde que respeitem os direitos de autor.

Fachada Principal da Biblioteca Municipal de Penafiel


O horário de funcionamento da Biblioteca é o seguinte:

2.ª feira das 14h às 18h 30m
3.ª a 6.ª feira das 9h 30m às 12h 30m / 14h às 18h 30m
Sábado – das 9h 30m às 12h 30m


Um local que gosto de frequentar.