17 março 2013

POP FIVE MUSIC INCORPORATED



POP FIVE MUSIC INCORPORATED

No ano de 1967, nascia no Porto a banda musical Pop Five Music Incorporated. A mesma era formada por David Ferreira (órgão, piano, guitarra e voz), Tó Zé Brito (baixo, guitarra e voz), Paulo Godinho (voz, teclas e guitarra,  irmão do cantor Sérgio Godinho), Álvaro Azevedo (bateria), e Luís Varela (baixo e voz).

O grupo começou a actuar em festas e bailes de finalistas.

Entretanto Tó Zé Brito sai para o Quarteto 1111 e David Ferreira também abandona, entrando para o seu lugar Miguel Graça Moura (que chegou a integrar o conjunto penafidelense “Os Aftas”) pianista com formação clássica e que influenciou os novos rumos da banda. 



Com a entrada de Miguel em 1970, a banda começou a escrever e a interpretar originais cantados em português como “Menina” e “Homens do Mar” e em inglês como “Orange” e Page One”, que ficaria conhecido como o indicativo do programa “Página Um” da Rádio Renascença, que apostava na divulgação musical da música da época. As audições dos primeiros compassos da bateria do Pop Five, às sete e meia da tarde, punham-me logo colado ao rádio.



1970 – Gravam Orange que foi um novo sucesso seguido ao Page One.




1971 – Sai Stand By, um tema de rock pesado na linha de uns Deep Purple ou Led Zeppelin. Neste ano actuam no Festival de Vilar de Mouros e obtêm grande sucesso.



Em 1972, aconteceu que o serviço militar obrigatório bateu à porta de alguns elementos da banda e esta desfez-se.

Apesar da sua curta duração, o Pop Five Music Incorporated, deixou a sua marca no rock português, e para os recordar, vamos ficar com o Page One. 


- Bom domingo!