29 março 2013

JESUS CRISTO ANDA NA RUA



JESUS CRISTO ANDA NA RUA

Padre Albano no Bairro dos Pobres no Cedro em Penafiel

Depois do enterro do Senhor, das almas purificadas, da barrela feita nas casas, da queima do Judas, eis que surge a Ressurreição do Senhor.

É Domingo de Páscoa. 

Compasso na Av. Sacadura Cabral

Cristo ressuscitado anda na rua e vai de casa em casa, levado pelo compasso.
As casas que recebem o compasso, como sinal, colocam à porta de entrada flores e verduras. 

Quando a visita pascal trazia padre, este era o que entrava nas casas em primeiro lugar, seguido do homem da cruz e depois pelo da caldeira. No final vinha o homem que recolhia a oferta em dinheiro ou em géneros à medida da bolsa do dono da casa.

O padre dizia em tom de voz, meio catado: Aleluia! Aleluia! 

Os da casa eram benzidos e, um a um, beijavam a imagem de Cristo crucificado. 

Em certos compassos, mais preocupados com a saúde pública, o portador da cruz logo a limpava com um pano, para evitar contaminações daquelas bocas todas.

À saída voltavam a dizer: Aleluia! Aleluia! E o compasso lá seguia caminho.

Um uso que se está a perder na cidade, é o de acompanhar o compasso à casa do vizinho, porque no fundo e para mais nos tempos que correm, ter uma boa vizinhança é sempre bom. 

Com padre Franciscano.

Em muitos compassos do antigamente, havia homens que levavam um cesto onde recolhiam ofertas comestíveis, que no final da jornada se enchiam e despejavam várias vezes.

Não sei se nos tempos que correm ainda acontecem destes milagres: Em casas muito pobres, certos párocos em vez de levantarem a sua oferta, deixavam comida e dinheiro para ajuda. 

Ao fim da tarde, em Penafiel, as cruzes juntam-se no final da Rua do Carmo, e sobem todas juntas até à Igreja Matriz. 

É o recolher das cruzes, com os sinos da igreja a repenicarem, e com a crise que para aí anda, não sei se haverá foguetes, antes de se iniciar a missa.

Com o Padre Artur
Não sei por quanto tempo vai perdurar esta tradição da Páscoa.   

Parece-me que para a juventude de agora, não é fixe viver a alegria da Ressurreição da vida nesta festa, que simboliza uma esperança renovada na Primavera que chega e passa todos os anos por nós.

A todos e a todas que me lêem, desejo uma Feliz Páscoa.

Não se esqueçam que Jesus Cristo anda na rua, espero que não passe Cristo por nós e que esteja a porta fechada como canta Frei Hermano da Câmara.



- Bom domingo de Páscoa!