07 fevereiro 2013

DA ESTAÇÃO À CIDADE



DA ESTAÇÃO À CIDADE

Camioneta da Auto-Penafiel de frente à Garagem Central na Rua Alfredo Pereira

Integrado no centenário da chegada do comboio à cidade de Penafiel, fui assistir no auditório do Museu Municipal de Penafiel, a uma conferência sobre o tema.

Uma das palestrantes foi a Dr.ª Maria Teresa Soeiro, que intitulou a sua oratória “A ver passar os comboios – impactos na paisagem cultural penafidelense”.

A dada altura, esta senhora disse que a estação de Penafiel, continua a ser a estação de Paredes. 

E como bem explicou, é que quem viaja de comboio, tendo como destino Penafiel, o certo e sabido é que a estação fica situada na freguesia de Novelas a 3km de distância da cidade de Penafiel.

Acontece que depois ou toma um táxi o que lhe encarece demasiado a viagem, ou vem a pé o que também não é muito agradável, já que é uma distância considerável e a mesma se faz sempre a subir, tornando tal percurso cansativo.

Pois a carreira urbana não resolve esta situação, já que não faz ligação à maioria dos comboios.


Mas nem sempre foi assim…

A empresa de transportes Auto-Penafiel, situada na Garagem Central, na Rua Alfredo Pereira Nº7-9 em Penafiel, tinha um serviço combinado com a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre Penafiel cidade e a estação em Novelas.

O ponto de partida e chegada, era de frente ao prédio do Correio (hoje da PT comunicações), na Praça Municipal. 

Como se pode ver na imagem em baixo, pessoas à espera da carreira com malas e embrulhos. Na placa informativa que se vê na foto, estavam afixados os horários de partida num dos lados e de chegada no outro, da respectiva camioneta. 

Ponto de partida e chegada das camionetas

No primeiro comboio que chegava a Penafiel vinha o casqueiro para o quartel, em cestos de vime, que a empresa Auto-Penafiel, transportava de Novelas até à cidade, vindo depois, um carro do exército buscar o mesmo ao Largo da Ajuda. 

Também nesse tempo, ao adquirir bilhete na estação de S. Bento ou na de Campanhã na cidade do Porto, poder-se-ia adquirir um bilhete para Penafiel, ou para Penafiel Central, neste último caso com a viagem da camioneta já incluída no preço.

Eis o horário dos comboios Penafiel – Cidade – Porto

Partida – Penafiel – Cidade

Tramuei,7,15h – Onibus, 9,00h – Tramuei, 12,10h (a) -  Tramuei, 12,15h (b) – Tramuei, 15,00h – Directo, 16,55h – Correio, 18,25h, Tramuei, 20,25h (c).
(a)             – Só se efectua de 2 do 7 a 1 do 10.
(b)            – Só se efecrua de 2 do 10 a 1 do 7.
(c)             – Só se efectua aos domingos de Maio a Setembro.

Chegadas ao Porto – 8,50h – 10,42h – 13,26h – 13,43h – 16,51h – 18,12h.

Porto – Penafiel – Cidade

Partida do Porto 

Correio 8,00h – Tramuei 9,35h – Directo 10,40h -  Tramuei 14,24 (a) – Tramuei 14,50h (b) – Tramuei 17,40h – Onibus 18,13h – Tramuei 19,15h – Mixto 0,35h só se efectua às 2.ª feiras.
(a)             – Só se efectua de 1 do 7 a 30 do 9.
(b)            – Só se efectua de 1 do 10 a 30 do 6.

Tramuei – O mesmo que transvia. Antigo comboio de serviço restrito a localidades importantes.

Chegadas – Penafiel – Cidade

9,40h – 11,47h – 11,47h – 15,30h – 16,12h – 19,35h – 19,35h – 20,55h – 2,25h

Como se pode verificar, até o comboio que saía à 2.ª feira do Porto às 0,35h, tinha ligação à cidade.

Duas camionetas da empresa Auto- Penafiel. Eram nestas carreiras que eram transportados os alunos de Lousada e Novelas para a Escola Industrial e Comercial de Penafiel
O trajecto desta carreira era o seguinte:

Penafiel – Estação

Partida da Praça Municipal (junto ao edifício do Correio), Av. Sacadura Cabral, Av. Egas Moniz, Av. José Júlio, Rua Eng.º Matos, Louredo, Bujanda e Novelas.

Estação – Penafiel

Novela, Bujanda, Louredo, Av. Pedro Guedes, Largo da Misericórdia e Praça Municipal.

Nesse tempo a estação de Penafiel, situada como hoje em Novelas, estava dotada de boas ligações entre esta freguesia e o centro da cidade de Penafiel. 
Agora, como disse e bem a palestrante Dr.ª Maria Teresa Soeiro, a estação que serve melhor Penafiel é a estação de Paredes, porque todas estas ligações se perderam.

No entanto, e apesar de tudo isto, ainda há quem continue a dizer, que “Penafiel é a terra melhor do mundo”.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Tem toda a razão. Parece incrível que a Câmara não tenha o cuidado de manter ligação da estação ao centro da cidade. Dessa forma impossibilita que muitas pessoas que trabalham em Penafiel possam ir de comboio para a cidade. Não pensa na poupança que isso representa para cidadãos, na comodidade e no bem ambiental.

11:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home