09 junho 2012

LOTE CAFÉ AO MELO


Lote Café Ao Melo

MANUEL MOREIRA GUEDES E MELO



















Onde hoje se encontra a churrasqueira, na Av. Sacadura Cabral, em Penafiel, funcionava antigamente a Mercearia Melo. 

Edifício da Churrasqueira

 “Manuel Moreira Guedes e Melo, patrão da dita mercearia, criou uma mistura composta à base de 30% de café e 70% de chicória a qual era vendida no seu estabelecimento.
Durante largos anos enraizou-se o seu consumo na Cidade de Penafiel a partir de uma ideia do “Sr. Melo da Capela” que, enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, detentora do Hospital da Misericórdia, pedia ao pessoal que desse aos doentes o seu café, pois ele era “meia-cura” para as suas maleitas.   
A chicória – parte ingrediente pela sua riqueza em fibras é responsável pelo bom funcionamento intestinal, sendo um óptimo regulador.
“O Sr. Melo da Capela” nasceu pela lua nova de Novembro de 1870, não na freguesia da Capela mas sim na vizinha freguesia da Figueira, falecendo a 19 de Fevereiro de 1959, com 88 anos.
Encontra-se sepultado no Cemitério de Penafiel.”

Texto fornecido pelo amigo Manuel Fonseca


MANUEL B. FONSECA  - Ao balcão da sua "Mercearia AO MELO"

O amigo Fonseca que trabalhou vários anos na Mercearia Melo, quando esta encerrou as suas portas, resolveu continuar neste ramo de actividade, abrindo a sua própria mercearia na Rua do Bom Retiro Nº.29 em Penafiel, a qual baptizou de mercearia “Ao Melo”, apostando no bom café entre outras especialidades, continuando a fabricação desta mistura, dando-lhe o nome “Lote Café Ao Melo”.  

  
 Hoje em dia, pode adquiri-lo nos seguintes locais na cidade de Penafiel: 


MERCEARIA AO MELO na Rua do Bom Retiro

"QUIOSQUE DA FELICIDADE"  Junto à Igreja das Freiras
 
Loja "DA NOSSA TERRA" no Largo Padre Américo

Na "PADARIA DO JOÃO" no Edifício Cavalum

Por um período de tempo limitado, também o pode saborear, gratuitamente, na casa Cardoso da Saudade, situada na Av. Sacadura Cabral em Penafiel.
CASA "CARDOSO DA SAUDADE" - Montra

À porta de entrada um convite "Venha Tomar Café Connosco"