18 maio 2012

O NICHO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


NICHO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Inauguração foi há 25 anos, em Penafiel.



Os portugueses são um povo muito devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Quem percorre Portugal, encontra em todas as terras um nicho dedicado a Nossa Senhora.

No mês de Maio, para além das peregrinação ao Santuário de Fátima, as novenas e a rezo do terço, multiplicam-se no culto religioso em muitos templos. 


Em 9 de Maio de 1987, depois da bênção da imagem do Imaculado Coração de Maria pelas 17 horas, saiu em procissão da igreja Matriz de Penafiel a imagem de Nossa Senhora, para o nicho que se encontra nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. 

O povo afluiu em grande número para acompanhar a imagem da Nossa Mãe do Céu. Cânticos e acordes da banda de música de Rio de Moinhos, davam ao cortejo mais animação sem lhe tirarem a solenidade.


As ruas foram enfeitadas com passadeiras de flores, feitas pelos moradores das mesmas, e as varandas ornamentadas com colchas.
O andor foi levado aos ombros pelos escuteiros, debaixo de um calor de trovão. Quando a procissão se encontrava ao cimo da Rua Alfredo Pereira, desabou uma tromba de água, ficando todos molhados os que nela tomaram parte.
A fé e a devoção, e mal seria que tal se verificasse, não se perde por tão pouco, e não foi a chuva que fez com que se arredasse pé, nem que a procissão não prosseguisse.

Corajosamente e sem desfalecimento as pessoas, agora mais apressadas, levaram-nos até à Av. Gaspar Baltar, entrada do parque, onde o nicho aguardava a deposição da imagem.

Aí, os clarins dos nossos bombeiros fizeram-se ouvir no toque a sentido, e logo a seguir, o representante do Bispo da Diocese, Monsenhor Miguel Sampaio, ainda que com custo,proferiu a oração da consagração a Nossa Senhora.
 

Como se pode ver, na foto tirada à passagem da virgem no Largo da Ajuda, muita desta gente, já partiu para os braços do Senhor. 

Todos os anos, neste mês de Maio, na cidade de Penafiel, se realiza uma procissão de velas desde a Igreja Matriz até ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade, promovida por Monsenhor Gabriel da Costa Maia. 

Agora, mais do que nunca, nos devemos lembrar do Imaculado Coração de Maria, a quem imploramos a sua Protecção.