02 junho 2012

A COMUNHÃO SOLENE


A COMUNHÃO SOLENE
EM PENAFIEL
NO ANTIGAMENTE

Os meninos da comunhão na procissão do Corpo de Deus


Quinze dias depois da Páscoa, realizava-se a Comunhão Solene em Penafiel.

Naquele tempo, os pais dos meninos e das meninas faziam questão que o seu filho ou filha, fosse mais catita que o filho(a) do vizinho do lado. Ainda bem que, Monsenhor Gabriel da Costa Maia em boa hora, acabou com este desfile de vaidades, enfiando a todos uma túnica igual.

Ao meio da manhã, saíamos em procissão da Igreja Matriz, em direcção ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.

Chegados ao átrio, que se estende ao correr de toda a frontaria do hospital, era-nos servido um pequeno-almoço que constava de café com leite e bolos.

Os miúdos que moravam nos bairros das redondezas davam os seus préstimos, segurando nas pautas aos músicos da banda que alegrava este convívio.



Este dia, é um daqueles dias lindos que jamais se esquecem pela vida fora, e quando a conversa vai desaguar neste dia inesquecível, logo vem à memória o Pároco, a catequista e o nosso parceiro do lado.

Belos tempos esses… mas como o tempo não pára, a Profissão de Fé continua a realizar-se com outros intervenientes, e até de outros modos, mas como já me dizia a minha avó, com a sua sabedoria da vida… o que é preciso é ter fé, porque, “Só a Fé em Deus, é que nos pode salvar um dia”