01 maio 2012

A TRADIÇÃO DAS MAIAS


A TRADIÇÃO DAS MAIAS



Apesar de já não ser tão visível como noutros tempos, ainda hoje o velho costume persiste de no dia 30 de Abril, as pessoas enfeitarem as portas de suas casas com ramos de giestas amarelas, chamadas “Maias”, se pode presenciar em várias moradias da cidade de Penafiel. 


Segundo o que me diziam, as maias serviam para esconjurar o Carrapato de nossas casas, pois caso não as colocássemos na porta, essa entidade nociva entrava e iria mijar na nossa cama.

Há duas explicações (lendas), contadas pelo nosso povo, sobre a colocação das Maias, exaltando a sua religiosidade.

Reza na primeira o seguinte:
Quando a Virgem foi para o Egipto, deixou no caminho muitos ramos de giestas para não se enganar na volta.



Na outra versão, diz-se que os esbirros de Herodes andavam em perseguição do Menino Jesus, com o fim de o matarem, acabando por saber que pernoitava com Nossa Senhora e S. José numa determinada casa. Marcaram esta, pondo-lhe na porta um ramo de Maias, decididos a realizarem o seu intento na manhã seguinte. Embora sem êxito, pois ao procurarem de novo a casa, não a descobriram, pois todas as casas da localidade tinham à porta ramos iguais. 

Nos dias de hoje, há quem não resista à crença, e, para afugentar os espíritos maus, ponha os ramos na porta de sua casa. 

Outros há, que riem destas crendices...

Mas cada um acredita no que quiser, e ninguém tem nada a ver com isso.