29 outubro 2011

O COELHO DAS TORTAS


O Coelho das Tortas, era um tasco que ficava na rampa do cinema, e mal chegava o mês de Outubro, hasteava por cima da porta uma bandeira branca com letras vermelhas que diziam Tortas de Basto.

A torta, tinha o formato dum grande rissol onde levava um pouco de picado.

Depois eram colocadas em grandes tabuleiros de cobre e levada
s ao forno que ficava aberto, a arder com ramalhos de eucalipto.

Depois de retiradas do forno, eram polvilhadas com açúcar e canela e servidas nas mesas ou embrulhadas em papel e levadas para casa para serem saboreadas.

Hoje as tortas que se fabricam em Penafiel, nada têm a ver com as tortas da Casa do Coelho, mais parecendo pastéis de Chaves.



Tal como os bolinhos de amor da Rosinha do Pão-de-Ló, as tortas do Coelho das Tortas desapareceram juntamente com os estabelecimentos, não ficando ninguém com estes saberes, para dar continuidade a estes sabores.

Foi pena.

5 Comments:

Blogger DavidMFerreira said...

Boa tarde.

Apesar de residir no Porto, nunca tive oportunidade de provar as famosas Tortas de Penafiel, agora apelidadas de Tortas de S. Martinho.

Dado que o "Coelho das Tortas" já encerrou portas, e tendo em consideração que se aproximam as festividades, qual o local que me recomenda para provar uma Torta o mais fiel ao original possível?

Melhores cumprimentos,

DF

2:46 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Fernando Oliveira
O melhor estabelecimento na cidade onde pode comer Tortas, é o Café Alvorada que se situa na Praça do Município, de frente da Câmara Municipal. De preferência comê-las quentes. Pois no próximo mês de Novembro no dia de S.Matinho (11), ou no domingo seguinte chamado domingo de prendas, neste estabelecimento estão sempre a sair Tortas quentinhas.
Melhores cumprimentos

9:56 da tarde  
Blogger Coelho das tortas said...

bom dia
só para dizer que a descendencia do Sr. Coelho das tortas vai em breve começar a fazer as mesmas com a receita original e formato.

1:54 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Faço votos que apareçam, com os sabores do antigamente.
Cá as esperamos, já agora podia informar onde vão estar à venda.

2:59 da tarde  
Blogger Coelho das tortas said...

Sr. Fernando ainda estamos em fase de experimentação para acertar as quantidades dos condimentos. não vai estar em nenhum estabelecimento específico vão ser caseiras.Possivelmente só por encomenda.
Muito obrigado
Ass Neto do Sr.Coelho

3:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home