18 maio 2011

SANTA MISSÃO

SANTA MISSÃO

Quem entra na Igreja Matriz de Penafiel, pela porta da Pia Baptismal, um pouco mais à frente, antes de chegar ao altar da Nossa Senhora da Conceição, encontra na parede uma cruz deixada pelos padres passionistas como memória da sua passagem por Penafiel.

Entre os dias 17 a 31 de Março de 1963 realizou-se nesta cidade uma Missão.

Esta Missão foi dirigida pelos Padres Passionistas que têm um método próprio de missionar.

Na primeira semana - 17 a 24 - além dos exercícios da manhã e da noite para toda a gente, os Missionários falaram diariamente pelas 17 horas, às crianças. Ainda no decorrer dessa 1.ª semana foram visitar os entrevados e dar-lhes a Sagrada Comunhão, bem como aos doentes do Hospital, e igualmente visitados em vários dias, os reclusos da cadeia e os militares do R.A.L.5.

Na 2.ª semana, além dos exercícios para toda a gente às 6,30h e às 21 h, os Missionários fizeram conferências especializadas só para casais, só para rapazes, raparigas, homens, senhoras, criadas etc.

Também foi na altura, elaborado um programa – horário para cada família da Paróquia. Através dele todos souberam o dia, hora e local, das conferências que mais lhe podiam interessar. Oxalá todos tenham aproveitado esta Santa Missão.

Os padres pregadores, tinham de tal maneira o dom da oratória, que não só cativavam quem os ouvia, como por vezes nos amedrontavam com a imagem do inferno descrita por eles, neste reino de pecadores.

Mas quem são os passionistas?

São um grupo de cristãos, sacerdotes e leigos, que vivem em comunidade fraterna, dispostos a anunciar aos homens e às mulheres do nosso tempo o Evangelho de Cristo. Esta comunidade de apóstolos foi fundada por S. Paulo da Cruz (Paulo Danei: 1694-1775) em Itália, no ano de 1720.

Os Passionistas comprometem-se, através de um voto especial, a promover a memória da Paixão de Cristo (Memoria Passionis) com a palavra e com a própria vida. Procuram fazê-lo, sobretudo, com a pregação e com a sua presença junto dos pobres e dos marginalizados por qualquer razão; enfim, junto de todos os "crucificados" da actualidade.

O nome oficial da Congregação Passionista é Congregação da Paixão de Jesus Cristo.

O Fundador: S. Paulo da Cruz

Síntese Biográfica:

Paulo Danei Massari nasceu em Ovada, Itália, a 3 de Janeiro de 1694, tendo-se mudado, mais tarde, para Castellazzo-Bormida, não muito longe da sua terra natal. A sua mãe ensinou-o a ver na Paixão de Jesus Cristo a força para superar todas as provas e dificuldades. Assim, enamorado de Jesus Crucificado desde criança, quis entregar-Lhe toda a sua vida. Durante uma grave doença, a visão do inferno horrorizou-o. Ouvindo a pregação de um sacerdote, o Senhor iluminou-o relativamente ao amor de Cristo Crucificado: foi o momento a que ele próprio chamou de "conversão".

O Fundador foi contemporâneo de grandes pregadores como S. Leonardo de Porto Maurício, a quem cumprimentou em determinada ocasião, e S. Afonso Maria de Ligório, a quem não chegou a conhecer. Tal como a eles, o amor a Jesus Crucificado impelia-o para o serviço apostólico das missões.

E com este texto, recordamos aqui uma passagem da nossa vida, que muitos já nem se lembravam, assim como para os mais novos, ficarem a saber, a razão da existência daquela Cruz, colocada na Igreja Matriz de Penafiel.