02 maio 2011

NOVELAS FESTEJOU ABRIL COM ABRIL

NOVELAS FESTEJOU
ABRIL COM ABRIL

Novelas mais uma vez, festejou Abril com Abril. É que os triunfadores do 25 de Novembro para os lados de Belém, falaram em Abril da situação actual como não tivessem culpas no cartório. Não foram estes senhores, que destruíram a Reforma Agrária, as nossas pescas, agricultura e a indústria metalomecânica e criaram um exército de desempregados neste país, e agora vêem-nos dizer que é preciso produzir mais.

Por isso, e apesar do tempo convidar mais a uma passeata, ou uma ida à romaria da Senhora da Saúde na vizinha freguesia de Bustelo, decidi ir ver e participar no 25 de Abril no salão da Junta de Freguesia de Novelas.

Pelas violas nas mãos de Carlos Andrade, João Teixeira e José Silva ouviu-se sons de Abril adoçadas com um rol de canções de Luís Cília, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, José Afonso, e até “Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores” do Brasileiro Geraldo Vandré, que a malta presente ia trauteando o melhor que sabia e podia numa união de vozes com os cantores em palco. Pelo meio tivemos um recital de poesia pela voz de Maria de Lourdes, que terminou com o poema As Portas Que Abril Abriu de autoria de Ary dos Santos.

No final, com todo o público de pé, entoou-se esse hino da fraternidade que serviu de senha do Golpe Militar do 25 de Abril, que é a canção Grândola Vila Morena de José Afonso.

Mais uma vez, os ventos de Abril assolaram Novelas, e sempre que Abril lá passar, lá estarei sempre presente para o ajudar.

Para terminar, não podia de deixar de endereçar os meus parabéns a todos que tornaram possível este evento de Abril com Abril, na freguesia de Novelas.

Quero agradecer ao meu amigo Meireles, que me enviou alguns vídeos deste festejo do 25 de Abril, para ilustrar o meu texto. Como diz o nosso povo, "pela aragem vê-se quem vai na carruagem," e embora não conheça pessoalmente esta gente, posso afirmar que não são, nem nunca serão TROIKA tintas, que é uma coisa que anda hoje em dia muito em moda.

A todos um grande abraço.