22 julho 2011

O BAILE DOS PRETOS

O BAILE DOS PRETOS

Nas Festas do Corpo de Deus, que se realizaram no dia 23 de Junho de 2011, na cidade de Penafiel, reapareceu o Baile dos Pretos ou dos Pretinhos como lhe queiram chamar.

Como todos sabemos, de uns anos a esta parte, o pelouro da cultura da Câmara Municipal tem incentivado o reaparecimento de certos bailes que se tinham perdido no tempo, juntamente com as artes e ofícios que eles representavam.

Acontece que o Baile dos Pretos não representa nenhuma arte, mas sim o período de expansão e dominação colonialista, tendo o seu texto frases com índole racista.

Evidentemente que aqueles homens e mulheres que dele fazem parte, não só participam com gosto e alegria, como têm brio naquilo que fazem, já que o seu grau cultural é baixo e não questionam o texto que cantam.

Assim, fiquei estupefacto, quando ouvi os versos de antigamente a serem cantados, sem que os mesmos fossem adaptados a novas realidades actuais, pois como escreveu Camões, “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

Para justificar o que acabo de dizer, aqui vão duas quadras do dito baile, que são bem elucidativas, sendo a 1.ª cantada por todos os pretinhos e pretinhas e a 2.ª pela Rainha.

O Preto é rei dos matos

Imperador de macacos

Não posso levar avante

Pretinho andar de sapatos.


2.ª

Trabalhai Pretos cachorros

Trabalhai com devoção

Já que el-rei vos deixou forros

Ide-lhe beijar a mão.


O que dirão pessoas de cor, que nos visitaram nas Festas do Corpo de Deus ao ouvirem tais desaforos?

Já estou a ouvir os defensores ortodoxos das tradições que o Baile dos Pretos se deve manter como antigamente, senão deixa de ser tradicional.

Nesse caso eu pergunto:

- Será que a escravatura também é uma tradição a preservar?

Os entendidos cá da praça que respondam ...


3 Comments:

Blogger luisavaladares said...

Espero que esta "tradição" já tenha acabado, porque até tenho vergonha de em 2011 alguém ter cantado versos tão parvos e que de tradição nada têm. Tristeza ...

5:52 da tarde  
Blogger Vanessa F. said...

Caro Fernando, agradeço a atenção e enfoque que está a dar no seu blog em relação a esta tradição "baile dos pretos". Indignou-me de tal forma que penso que seria importante juntarem-se forças para que a população que a representa entendesse que este assunto não é motivo de festa, mas sim de lembrança da triste consequência de um passado de invasão. Tenho a certeza que não gostariam de se ver representados dessa forma por qualquer outro país, é momento de agir para abolir este tipo de representatividade humana, qualquer que seja a cultura género ou afins.
Obrigada por dar importância a este assunto, é gratificante que toda a gente que seja consciente participe na luta contra o racismo.

2:43 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Vanessa infelizmente este baile ainda continua a cantar aquelas coisas de triste memória.

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home