PONTE DUARTE PACHECO
QUEM FOI DUARTE PACHECO
Formou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1923 com 19 valores, tornando-se de seguida professor e posteriormente director do mesmo.
Em 1928 e sob sua orientação dá-se início à construção dos edifícios do Instituto Superior Técnico (I.S.T.) de Lisboa, construindo-se aquele que viria a ser o primeiro Campus Universitário português.
O Instituto Superior Técnico numa foto de 1928.
A Alameda Afonso Henriques ainda muito no seu começo em cujo lado oposto ao IST viria a ser construída a Fonte Luminosa também obra deste estadista.
Neste mesmo ano Duarte Pacheco é nomeado Presidente da Câmara de Lisboa. Mais tarde é nomeado Ministro da Instrução Pública, cargo que viria a abandonar em 1932. Neste ano o Dr. Oliveira Salazar nomeia-o Ministro da Obras Públicas e Comunicações.
O Instituto Nacional de Estatística, a Casa da Moeda, a Fonte Luminosa na Alameda Afonso Henriques, a Estação Marítima de Alcântara, e a Ponte Duarte Pacheco (Penafiel), são mais outras obras mandadas construir por Duarte Pacheco.
Mandou construir as auto-estradas Lisboa - Estádio Nacional e Lisboa - Vila Franca de Xira, pioneira da A1. Projectou a actual Av. de Roma, em Lisboa, da forma como ainda hoje permanece, do ponto de vista imobiliário. Portugal deve-lhe a modernização dos serviços dos correios e telecomunicações.
Foi sua, também, a criação do Parque de Monsanto, e contribuiu para a construção do Aeroporto da cidade de Lisboa (Portela), e o Estádio Nacional.
PONTE DUARTE PACHECO
Em Penafiel, mais propriamente na freguesia da Eja, foi construída uma ponte na foz do Rio Tâmega baptizada com o seu nome.
Esta ponte é construída em alvenaria e cantaria em vez de ferro ou betão armado, não só para evitar a importação de grande quantidade de ferro, mas de forma a aproveitar também a grande abundância de pedra granítica de boa qualidade que existe na região. Além disso, como nessa altura existia muito desemprego na região, esta ponte foi fundamental no restabelecimento do equilíbrio social. (Vejam como se pode combater o desemprego, utilizando matéria-prima e mão-de-obra nacional).
Esta obra foi adjudicada pela quantia de 4.100.000$00 a Jorge Vieira Bastian e Manuel Gonçalves Costa, empreiteiro, e foi consignada a 5 de Junho de 1937, tendo o prazo de 1.100 dias para a sua conclusão.
Todavia a 17 /11 / 1937, em consequência de uma cheia foi derrubada a campânula e paredes do caixão da fundação do pilar da margem direita, o que originou um atraso de cerca de 3 meses.
Posteriormente foram autorizadas três ampliações de 180, 60 e 90 dias para atender aos trabalhos a mais e uma prorrogação de 120 dias a pedido do empreiteiro.
Os trabalhos ficaram concluídos a 1de Setembro de 1941, dentro do prazo autorizado.
Na portaria de 5 de Junho de 1941,foi determinado que esta obra passasse a ser designada por “Ponte Duarte Pacheco”.
A 18 de Setembro de 1941, foi inaugurada solenemente, pelo Presidente da República Ex.mo Sr. General António Óscar de Fragoso Carmona. Na mesma ocasião, foi descerrado o padrão comemorativo deste acto, que foi construído no extremo dos muros de alvenaria do lado de Entre-os-Rios e, no qual, se encontra escrito o nome da ponte e a data da sua construção.
À inauguração assistiram Sua Ex.ª o Ministro das Obras Públicas e Comunicações, o Sr. Eng.º Duarte Pacheco, o sub Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, o Bispo do Porto, o Governador Civil, o General Comandante da 1.ª Região Militar, o Presidente da Junta Autónoma de Estradas, Presidentes das Câmaras Municipais de Penafiel e do Marco de Canaveses.
Quando o Buick Roadmaster se despistou na Nacional 4, a 15 de Novembro de 1943 ….. Portugal perdeu um grande ministro das Obras Públicas e Comunicações. Tinha apenas 44 anos de idade.
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Eng. Espregueira Mendes
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