23 setembro 2011

SERÁ QUE SOMOS UM PAÍS RICO?

Só um país e uma câmara sem problemas económicos, se pode dar ao luxo de executar uma obra como a da ponte com elevador para unir a Avenida Sacadura Cabral à Praceta da Alegria.

Estou mesmo a ver os miúdos à saída da escola a irem de elevador para a Avenida Sacadura Cabral em vez de andarem 10m a pé.

É que não basta pôr lá o elevador, é preciso alimentá-lo com energia eléctrica, numa altura em que desde o governo às autarquias tentam poupar ao máximo.

Sabendo que na Praceta da Alegria funcionam os CTTs, as Finanças e a Loja do Cidadão, não seria preferível manter uns lugares de estacionamento, para os cidadãos que precisam de se deslocarem a estas repartições, em vez desta obra de fachada com o custo de 433.824 €.

Mas há uma coisa que estas obras da regeneração urbana de Penafiel têm em comum, é a diminuição de lugares de estacionamento no tecido urbano. Será que com menos estacionamentos estamos a criar melhores condições para atrair mais gente para a cidade?

Há quem acredite que sim, mas o que a vida nos tem ensinado e os nossos olhos têm visto, é a desertificação acelerada do miolo da urbe.

Alguém já meditou porque existem nesta zona muitas casas devolutas, ou porque é que até os próprios cafés fecham ao domingo de tarde?

Podem crer que trocava estas obras todas por uma faculdade, construída nos terrenos da antiga serração. Pois com a vinda de alunos, a cidade rejuvenescia, ganhava alma, cor e alegria que esta malta estudantil sabe transmitir e que a cidade já conheceu quando tinha o Magistério Primário.

Estou convencido que quando a União Europeia financiar obras para se deitar areia no chão, ainda vou ter um areal à minha porta, com a justificação que isto vai atrair turistas para apanharem uns valentes banhos de sol.

Já agora, um pormenor que faltou a esta regeneração e que faço aqui questão de lembrar, mandem vir um camião de Papa Chiclas, porque com tanto quilómetro de chão em pedra, vão fazer mesmo bué de falta.

1 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

Viva Fernando Oliveira. Estou completamente de acordo com o que dizes. Devo acrescentar que o que falta a esta gente é sensibilidade para compreender o que sente a gente que por aqui nasceu.

Um Abraço

9:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home