21 fevereiro 2008

O LARGO PERDEU O LARGO

MELHORAMENTO
NA ZONA DO ERRO HISTÓRICO
(A NOSSA TERRA)
Chegou directamente da Tailândia o último melhoramento à Zona do Erro Histórico de Penafiel, mais propriamente ao Largo da Ajuda.

Trata-se de um correr de bancos, para os futuros turistas da Zona do Erro Histórico poderem repousar e retemperar forças para continuarem a sua marcha para verem e apreciarem os monumentos e os enfeites como aquele grande zero construído em condutores eléctricos dependurado no candeeiro do Café Cantinho. Uma beleza.

Acontece que o Largo da Ajuda com este melhoramento perdeu o Largo, virando triângulo. Por tal facto, e para chamar as coisas pelo nome, é urgente emendar a placa onde se lê Largo para Triângulo de Nossa Senhora da Ajuda.

Por isso, é que se compreende melhor aquela tese do acabar da cidade da risca ao meio para nascer a cidade de forma triangular.

Nós agradecidamente agradecemos os bancos, que de certeza tiveram muitas e muitas horas de estudo de pessoas que sabem mais que um miúdo de dez anos, para criarem esta nova maravilha na Zona do Erro Histórico, que neste tempo de crise, tem o condão de nos fazer sorrir e é digna de ser vista. Estas cacholas que deram o seu melhor para que esta maravilha fosse uma realidade, deviam de ser agraciadas com uma medalha na próxima feira das medalhas que se avizinha. Afinal de contas, não é todos os dias que nos cruzamos com gente desta categoria.

1 Comments:

Blogger gestpatrimonium@hotmail.com said...

"O Largo perdeu o Largo" se perdeu! Só quem o conhecia desde pequena... e admirava tudo o que via. Era mesmo assim e gostava de ver tudo e "observar" pois observar é uma coisa e olhar é outra. É necessário ver, apalpar e ir até ao pormenor das coisas para que o Património seja observado e os erros encontrados. Só o largo se perdeu?Penso que muitas coisas se perderam, mas agora não tenho tido tempo de observar.
Quando da pesquisa para o livro "Maravilhas de Penafiel" percorri muitas freguesias e observei tanta coisa... muito Património modificado, deslocado, maltratado e restauros impróprios. Alguém faz e desfaz sem pedir opiniões! Sem ouvir o IPPAR. Enfim, eles é que mandam - Srº Abade (Igrejas e capelas)e fico hoje por aqui.
Até breve!

6:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home