02 agosto 2006

PADRE AMÉRICO

Um Mensageiro de Deus na Terra
(A Nossa Gente)


Nasce na Casa do Bairro de Baixo, na freguesia do Salvador de Galegos, concelho de Penafiel, no dia 23 de Outubro de 1887, pela uma hora da madrugada. Filho de Ramiro Monteiro de Aguiar e de Teresa Ferreira Rodrigues, é Baptizado com o nome de Américo Monteiro de Aguiar no dia 4 de Novembro de 1887, pelo Padre António da Rocha Reis. Em 1894, inicia os estudos na Escola Régia de Galegos, com o mestre Joaquim da Silva Pinto. Aprende a doutrina cristã rapidamente, ensinada por Rosa do Bento, e faz a primeira Comunhão na sua terra natal.

Em Setembro do ano de 1897, vai para o Colégio do Carmo em Penafiel, onde é matriculado como aluno externo. A 8 de Agosto de 1899, faz o exame de instrução primária ( 4ª classe ), na cidade de Penafiel. No mês de Outubro deste mesmo ano, é admitido no Colégio de Santa Quitéria, em Felgueiras, pertencente aos Padres Vicentinos. Embora Américo de Aguiar mostre vontade de ser padre, seu pai assim não o acha devido ao seu feitio de brincalhão. Assim, em 1902 já está empregado no Porto, com apenas 15 anos, numa loja de ferragens, na Rua Mouzinho da Silveira, 110-112. Nesta altura, ajuda às missas, na igreja do Seminário, à Sé. Matricula-se no Instituto Comercial e Industrial do Porto, em Setembro de 1905 sem deixar o trabalho.

No entanto a 19 de Novembro de 1906, embarca para Moçambique, onde o espera seu irmão Jaime.Durante a sua permanência em terras de África, conhece D. Rafael da Assunção, seu confidente, que lhe abre o Caminho da Luz que Américo Aguiar irá tomar de regresso a Portugal. Entretanto dá-se a morte de sua mãe em 12 de Dezembro de 1913 e de seu pai a 5 de Agosto de 1921, em Paço de Sousa. Já de regresso a Portugal, em Julho de 1923, lembra-se de recolher à Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) - a martelada. Em Setembro desse mesmo ano, vai ao Colégio Franciscano de Santo António, em Tuy (Espanha) onde troca impressões com o Superior, Padre Manuel Alves Correia. A 21 de Outubro parte para o Convento Franciscano de Vilariño de la Ramallosa, na Galiza, onde fica como postulante. Toma o hábito franciscano, com 36 anos a 14 de Agosto de 1924. Por ser muito impressionista, é aconselhado a sair da Ordem dos Frades Menores em Julho de 1925. É então, que pede a admissão no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, Porto e não é aceite. No entanto, é admitido pelo Bispo de Coimbra, D. Manuel Luís Coelho da Silva (natural de Bustelo) no Seminário Episcopal de Coimbra a 3 de Outubro de 1925. 23 de Dezembro de 1928, é ordenado Subdiácono. No ano seguinte (1929 ) a 7 de Abril recebe a ordem de Diácono e a de Presbítero pelo Bispo de Coimbra D. Manuel Luís Coelho da Silva com 41 anos de idade na capela do Seminário de Coimbra. Desde essa altura, passa a assinar P. Américo!
A 29 de Julho celebra a sua Missa Nova na capela das Irmãs Coadjutoras do Seminário de Coimbra, vindo a celebrar uma segunda Missa Nova na igrja paroquial de Paço de Sousa no dia 5 de Agosto de 1929. Embora fosse nomeado Perfeito e Professor no Seminário de Coimbra, não é nestas funções que Padre Américo se sente bem. É então que obtém licença do Prelado para se dar à visita de pobres. Assim, é-lhe confiada a missão de gerir a Sopa dos Pobres inaugurada a 19 de Março de 1932, na Rua da Matemática em Coimbra. Aí não só visita a casa de pobres como reparte o pouco que possui com eles. Em Maio de 1935, um garoto de rua vai ao seu encontro, e solicita-lhe uma visita ao seu pai, porque estava na cama e todos passavam fome. Esta visita há quem diga que foi a chispa que provocou imensas labaredas no seu coração. Aqui nascerá propriamente a Obra da Rua.

1940 - Funda a primeira Casa do Gaiato em Miranda do Corvo.

1943 – Funda a Casa do Gaiato em Paço de Sousa

1945 - Abre o Lar do Gaiato do Porto, na Rua D. João IV, 682.

1948 - É inaugurada a Casa do Gaiato na Quinta da Mitra, em Santo António do Tojal - Loures.

1951 - Inicia a construção das primeiras casas do Património dos Pobres, sob o lema « Cada freguesia cuide dos seus Pobres ».

1954 - Toma posse da Quinta da Torre, na freguesia de Beire, concelho de Paredes, para a instalação duma casa do Gaiato e do Calvário para doentes incuráveis e abandonados cuja inauguração se dá a 16 de Julho de 1957.

1955 - Instala a Casa do Gaiato em Algeruz, Setúbal.

Em 1956, no dia 12 de Julho, Padre Américo sofre um desastre de automóvel em S. Martinho do Campo Concelho de Valongo. É transportado ao Hospital Santo António no Porto, onde viria a falecer no dia 16.

Apesar da sua morte, a Obra continua a expandir-se. Assim em 1963, são fundadas as Casas do Gaiato de Malanje e de Benguela, em Angola e a de Lourenço Marques agora Maputo em Moçambique no ano de 1967.


AMA
- Américo Monteiro de Aguiar

Vou terminar este texto (como uma simples e singela homenagem da minha parte ao Padre Américo) com uma pequena curiosidade, que é juntando as iniciais de Américo Monteiro de Aguiar, vamos obter a palavra «AMA». E não haja dúvida absolutamente nenhuma, que este HOMEM, que dá pelo nome de PADRE AMÈRICO, estava predestinado a amar o próximo como manda a LEI DE DEUS.


1 Comments:

Blogger Joaquim Amândio Santos said...

Gostava de o felicitar por esta ideia a todos os titulos louvável!
Salvaguardar a história e as "estórias" dos protagonistas que ousaram fazer crescer a riqueza social da nossa terra apresenta-se como um propósito notável.

5:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home