29 abril 2006

ÀS PEDRAS

Às Pedras
(A Nossa Terra)
Quem já não disse, ou ouviu dizer: " Ai se estas pedras falassem! ". Pois é, quer queiramos, quer não, as pedras fazem parte da nossa vivência. Muitas das vezes temos que conviver com gente " estúpida como uma pedra " que levada ao extremo fica " estúpida como um penedo ", ou com outra classe de pessoas que " atira a pedra e esconde a mão ", ou ainda aquelas pessoas que têm " coração de pedra ". Mas para nosso mal, Deus nos livre da pedra da vesícula, dos rins, dos dentes ou da pedrada na " tola ". Em contrapartida as mais estimadas e procuradas são as pedras preciosas, exemplo dos diamantes e rubis. Veio-me agora mesmo à ideia aquele fado cantado pela saudosa Amália que a dada altura diz o seguinte:

Lá porque tens cinco pedras
No anel de estimação
Agora falas comigo
Com cinco pedras na mão.

ou um outro intitulado: " A Rua do Capelão " que fala assim:

Ó Rua do Capelão
Juncada de rosmaninho
Se o meu amor vier cedinho
Eu beijo as pedras do chão
Que ele pisar no caminho...".

Mas a nível de cantilenas a mais conhecida é sem dúvida " A Pedra Filosofal ".
A pedra mais usada é a de sal para gastronomia diária, apesar de também ser famosa " A Sopa de Pedra ". Quando por vezes se fica enfastiado, nada melhor que beber " Água das Pedras ". Antes da era do tijolo e cimento era com frequência que se ouvia o pedreiro cantar às pedras. O cantador puxava pelo grupo e marcava a cadência da tarefa: " Vai... ó pedra...ó vai " e " Ou... ó pedra... ou ".
Além disso ainda existem alguns provérbios populares como:
" O infortúnio é a pedra de toque da amizade "; " Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura "; Pedra que rola não cria musgo "; ou noutra versão: " Pedra roliça, não cria bolor "; " Pedra solta não tem volta"; Pedra sobre pedra, às vezes chega "; " Quando a semente é boa, até nas pedras nasce ", um dito que não se aplica muito aos treinadores de futebol, e quem sabe aos nossos políticos, é o seguinte: " Está de pedra e cal ". Outro que com a " pimbalhada " que pr'aí anda, até dava um certo jeito era ter: " Ouvido duro como uma pedra ". Também há quem diga ainda hoje, que Timor era uma " pedra no sapato" da Indonésia. Quando alguém prevarica, costuma dizer-se que: "Fulano foi chamado à pedra ".

Na toponímia penafidelense vamos encontrar o Lugar da Pedra na freguesia de Guilhufe, Pedra Pesqueira na freguesia de Recesinhos ( S. Martinho ) e Lugares de Pedreira na freguesia de Bustelo, Oldrões e Rans.
Apesar de haver muitas mais pedras para falar, vamos " pôr uma pedra sobre o assunto " e sair docemente com uma " pedra de açúcar ".

FERNANDO JOSÉ DE OLIVEIRA