01 janeiro 2024

ESCOLA PREPARATÓRIA PAIO RAMIRES

ESCOLA PREPARATÓRIA

PAIO RAMIRES


Prédio onde funcionou a Escola Paio Ramires

Através do Decreto-Lei n.º 48 541, de 23 de Agosto de 1968, no tocante à criação de escolas preparatórias do ensino secundário.


Na escolha dos patronos das escolas tiveram-se em consideração em princípio, as sugestões feitas pelas autoridades locais, que se consultaram para o efeito.


Quando os penafidelenses esperavam pelo nome de Egas Moniz, eis que no Diário do Governo de 9 de Setembro de 1968, vem atribuído o nome de Paio Ramires.


Quem era Paio Ramires?


Paio Ramires foi um Rico-homem e cavaleiro medieval português.

 

Foi Mestre do Templo e cavaleiro nobre do Condado Portucalense, deu apoio a D. Afonso Henriques na rebelião deste contra a  sua mãe, D. Teresa, Infanta de Leão, em 1128. Recebeu deste rei em 1132 o Couto de Cambeses, actual freguesia de Cambeses em Barcelos. Como vemos Paio Ramires nada tem a ver com Penafiel, só se compreendendo tal nome atribuído por um erro de geografia, para os lados do Ministério da Educação, instalado na capital.

 




Como estávamos num tempo em que não era permitidos a mistura de sexos nas salas de aula, a Escola Paio Ramires funcionava em dois edifícios distintos. A dos rapazes na Av. Sacadura Cabral, no 1.º andar do antigo edifício do Hotel Avenida, tendo no seu rés-do-chão o Banco Nacional Ultramarino e a Sapataria Manuel do Carmo, enquanto a das meninas situava-se na Rua do Paço, mesmo em frente da Livraria Reis.


Escola Paio Ramires  na Rua do Paço

O seu director era o Padre Arnaldo Teixeira, e a desobriga Pascal destes alunos se realizava na Igreja Matriz de Penafiel.




Com o fim do 1.º Ciclo Liceal e do Ciclo Preparatório do Ensino Técnico, para os substituir, foi criada já na cidade de Penafiel a Escola Preparatória de Paio Ramires.




Neste seu primeiro ano lectivo de 1968 - 69 englobou já 154 alunos, o que representa número magnífico para começar.


Findo estes dois anos lectivos com aproveitamento, os alunos podiam escolher entre o ensino técnico ou liceal.




No ano do bicentenário da cidade de Penafiel 1970, no Dia de Portugal, 10 de Junho, neste ano também chamado de Dia da Juventude Académica, que começou com uma missa na Igreja Matriz de Penafiel. 

No final da mesma, alunos da Mocidade Portuguesa desfilaram até ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra situado na Praça Municipal. Ali já os esperavam o senhor Presidente da Câmara, Dr. Manuel Alves Moreira, Vice-reitor do Liceu, Director da Escola Industrial, Professores e alunos.



O Padre Arnaldo Leite Teixeira, director da Escola Preparatória Paio Ramires, fez uma vibrante alocução incentivando os jovens ao exemplo que nos foi dado por todos quantos em defesa da Pátria tombaram mas que vivem perenemente na nossa memória. 

No final foi descerrada uma placa alusiva na base do monumento.

 


Apesar de curta duração da Escola Preparatória Paio Ramires (10 anos),  tenho a certeza que este texto vai avivar memórias a todos e a todas que por lá passaram.

Quatro anos depois do Golpe Militar do 25 de Abril de 1974, através do Decreto-lei 80/78, promulgado em 14 de Abril de 1978, foi extinguida a Escola Industrial e Comercial de Penafiel, juntamente com o Liceu Nacional de Penafiel e a Escola Preparatória Paio Ramires, para dar origem à Escola Secundária de Penafiel.

Hoje o ensino não sei se está melhor ou pior do que antigamente, mas uma coisa eu sei, está diferente, com os professores na rua a exigirem mais RESPEIT€.

 

Fernando Oliveira - Furriel de Junho