01 setembro 2023

PROCISSÃO DE SANTA LUZIA NO MÊS DE JANEIRO

 

PROCISSÃO DE SANTA LUZIA

NO MÊS DE JANEIRO

EM PENAFIEL




No lugar de Santa Luzia, dentro do período da cidade de Penafiel, encontra-se a Capela de Santa Luzia.




A Capela de Santa Luzia, não é mais nem menos do que a Capela-Mor da antiga Igreja medieval de S. Martinho de Moázares, cuja nave foi totalmente demolida e substituída por uma galilé com púlpito, para a pregação do sermão ao ar livre no dia da festa dedicada à Santa.




Todos os anos no mês de Agosto ou Setembro, Santa Luzia sai à rua em procissão.

Sou do tempo em que a mesma vinha até ao Largo da Ajuda, mais tarde passou a dar a volta na Igreja das Freiras e actualmente circula a Vila Gualdina.




Se o trajecto da procissão diminuiu, a devoção dos penafidelenses a Santa Luzia para que a mesma lhes dê vistinha até à hora da morte, continua intacta.

Hoje vou retratar uma procissão em Honra a Santa Luzia que se realizou no mês de Janeiro de 1910.




Ainda os penafidelenses se estavam a recompor da folia da passagem de ano, no domingo, 2 de Janeiro de 1910 percorreu as ruas da cidade de Penafiel uma procissão em honra a Santa Luzia.

Quem me está a ler, talvez não encontre motivo para a realização neste dia de tal procissão, mas eu passo a explicar. 

 


A imagem de Santa Luzia encontrava-se em mau estado de conservação, e um grupo de penafidelenses realizou um peditório angariando fundos para a mandar restaurar.




Assim, no ano de 1909, a imagem rumou à cidade do Porto para a reputada oficina de escultura e pintura do sr. José Coelho Vital para as mãos do hábil artista que a restaurou.


D. António Barroso


No final do seu trabalho, a imagem satisfez quantos a viram como os reverendos padres que estavam no Paço Episcopal, no acto de ser benzida pelo Bispo do Porto D. António Barroso, no dia 31 de Dezembro de 1909.

 


 

Não só foi benzida, como também foi indulgenciada pelo Bispo do Porto, Reverendíssimo D. António Barroso, que concedeu 50 dias de indulgência (remissão total ou parcial dos pecados cometidos pelo indivíduo), a quem devotadamente rezasse sete Pai – Nossos e sete Avé- Marias.

Santa Luzia, chegou na sexta-feira no último dia do ano de 1909, à Igreja Matriz de Penafiel, onde se manteve exposta para veneração dos fiéis, no primeiro dia do ano de 1910.




No primeiro domingo do ano de 1910, melhor dizendo, na tarde de domingo de 2 de Janeiro de 1910, Santa Luzia saiu em procissão da Igreja Matriz, percorrendo a Rua Direita, do Paço, Largo da Ajuda, Rua Alfredo Pereira, Largo S. Bartolomeu (hoje Av. Zeferino de Oliveira), Rua Vista Alegre, Rua Alfredo Pereira, Largo da Ajuda, Rua Serpa Pinto (hoje Joaquim Cotta), Praça Municipal, Rua Formosa (actual Avs. Sacadura Cabral e Egas Moniz), Rua da Saudade até Santa Luzia onde se situa a sua capela.

 



Sob o pálio ia o referendo Bernardino Coelho com o Santo Lenho, e a seguir a Filarmónica de Cete, acompanhando-o bastante povo.


Mal recolheu a procissão, o reverendo Manoel Martins da Costa, digno padre de Croca e Santa Marta, proferiu um sermão em que pôs em relevo as virtudes de Santa Luzia, padroeira dos oftalmologistas, para nos conservar a luz dos nossos olhos, para que possamos ver a beleza da criação.




No final, a comissão que tomou a seu cargo a restauração da imagem, agradeceu ás pessoas devotas que contribuíram para que tal fosse possível.

 



Até aos dias de hoje, talvez fosse a primeira e única procissão que percorreu as ruas desta cidade de Penafiel no mês de Janeiro.


Afinal de contas, como bem diz o nosso povo, há sempre uma primeira vez para tudo, e apesar da sua capela ser pequena, os penafidelenses consagram uma grande devoção a Santa Luzia, desde o tempo em que ali existia a Igreja de S. Martinho de Moázares. 

 

Fernando Oliveira – Furriel de Junho