16 agosto 2023

O CINQUENTENÁRIO DA ARN

 ASSOCIAÇÃO RECREATIVA 

NOVELENSE

 



A 9 de Junho de 1972, a ARN, tem os seus Estatutos aprovados, e no seu Art.º 1.º do capítulo I, diz o seguinte:


É criada no lugar de Novelas, freguesia de Novelas, concelho de Penafiel, uma associação de carácter recreativo e de duração ilimitada, denominada Associação Recreativa Novelense”.


A 16 de Junho de 1972, no Cartório Notarial de Penafiel, foi lavrada escritura a constituição da Associação Recreativa Novelense, fundada em 9 de Junho de 1972, tendo a sua sede na Junta de Freguesia de Novelas, sendo o primeiro Presidente eleito o Sr. Manuel Baptista da Silveira.

Assim, a ARN passou a ser um ponto de encontro dos novelenses, que pouco a pouco foi crescendo não só no N.º de associados, como no n.º de modalidades.

De tal forma se impôs que a dada altura até teve direito a nome de rua.




Quem não se lembra dos campeões de Ténis de Mesa, do Grupo de Teatro dirigido pelo amigo Leal, que não só escrevia as revistas com o seu sarcasmo e muito humor, onde por sua vez também ensaiava como participava como actor, Pesca Desportiva, Futsal, do Jornal “O Novelense”, do Atletismo, das Festas da Passagem de Ano, etc..


Armando Guedes

Passado meio-século (1972 - 2022) os Amigos Armando Guedes e o Joaquim Pinto Monteiro, para comemorar tal data, resolveram reunir documentação, fotos e relatar em livro as vivências de todos estes anos da ARN.

Para além disso quem lê o livro fica a saber um pouco de história de Portugal do século passado, assim do que se passava em Novelas, como por exemplo o opositor a Salazar, Humberto Delgado, ter vencido as eleição.




Estas “HISTÓRIAS NO TEMPO” título dado ao livro da Associação Recreativa Novelense 50 anos 1972-2022, é um trabalho notável, já que se há muitas associações com esta idade, poucas são as que registam os acontecimentos vividos em livro, desde a sua nascença até ao seu cinquentenário.


Joaquim Pinto Mendes

Embora super atrasados, não podia deixar de dar os meus parabéns à ARN, e aos amigos Armando Guedes e Joaquim Pinto Mendes, pois gente com esta carolice, infelizmente, está em vias de extinção.


Fernando Oliveira – Furriel de Junho