07 julho 2021

CHEGADA DA ÁGUA CANALIZADA A RIO MAU

 

CHEGADA A RIO MAU

DA ÁGUA CANALIZADA

 


Um dos gestos que vai perdurar para além do Europeu de Futebol de 2021, é aquele em que Cristiano Ronaldo, capitão da Selecção Portuguesa de Futebol afastou as duas garrafas de Coca-Cola que estavam em cima da mesa da sala das conferências de imprensa e colocou uma garrafa de água no seu lugar, defendendo o consumo de água em vez do refrigerante.


Todos sabemos que a água potável é um bem essencial à vida, e como tal, a chegada deste bem a qualquer lugar é sempre um acontecimento digno de registo.

 


Foi o que aconteceu no domingo, de 9 de Abril de 1967, ao lugar de Rio Mau, pertencente nessa época à Freguesia de Sebolido.


Neste dia de festa, foram inaugurados seis fontanários espalhados pelo lugar. Para tal, deslocou-se a Rio Mau, o Governador Civil do Porto, Dr. Jorge da Fonseca Jorge. 

 



Este era aguardado pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Coronel Cipriano Alfredo Fontes, vereadores srs. Huet Bacelar, Fausto Pinto de Matos, José Maria Neto da Silva, Prof. Joaquim José Mendes, Presidente da Comissão Municipal da Cultura, Tenente Manuel Mário da Veiga Ferraz, Comandante da secção da GNR de Penafiel, Dr. Francisco Brandão Rodrigues dos Santos, Subdelegado de Saúde, Capitão Manuel Babo, Comandante da Legião Portuguesa, Alberto Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Sebolido, Eng.º António Francisco Martins, dos Serviços de Urbanização do Porto, crianças das escolas e Banda de Música de Rio Mau.

 



Depois das boas-vindas, a comitiva dirigiu-se ao depósito de águas, procedendo o Sr. Governador Civil à sua inauguração, seguindo-se seis fontanários espalhados pelo lugar.


A pequena ponte sobre o Rio Mau, que a dois passos encontra as águas do Rio Douro, que era uma aspiração da população, foi inaugurada Dr. Jorge da Fonseca Jorge, Governador Civil do Porto, que cortou a fita no meio de muitas palmas, cânticos entoados pelas crianças, em quanto estralejavam foguetes no ar e a Banda de Rio Mau, tocava uma marcha. 

 



Um ponto alto foi quando a comitiva chegou ao largo, onde o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Cipriano Alfredo Fontes, descerrou uma placa com o seu nome que ficou a perpetuar de maneira insofismável a grande amizade que este povo de Rio Mau tributa ao Coronel Cipriano Fontes.


Num palco armado no largo que se passou a chamar Largo Coronel Fontes, realizou-se uma sessão solene presidida pelo Governador Civil do Porto tomando assento na mesa o Sr. Dr. Arlindo Soares, Deputado à Assembleia Nacional, e Presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Coronel Cipriano Alfredo Fontes, Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Joaquim Amorim, Dr. Adão Amorim, Dr. Sousa Nunes, Alferes Correia da Rocha, Álvaro Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Sebolido, e Eng.º António Martins representante da Urbanização do Porto.


O Presidente da Junta de Sebolido, Álvaro Martins, usou da palavra para agradecer a presença das individualidades que propositadamente se deslocaram a Rio Mau, para assim tornar mais solene aquele acto de transcendente interesse para a localidade.


Espraiou-se depois sobre o assunto da transferência da sede da freguesia para Rio Mau, apontando números e dados e pedindo para que as autoridades competentes se debrucem sobre o assunto.


De seguida tomou a palavra o Sr. Coronel Fontes que começou por agradecer a todos os presentes, incluindo o bom povo de Rio Mau que, disse, sem a sua colaboração directa e indirecta não teria sido possível tão rapidamente resolver-se o problema que ficou quase resolvido porque para a sua solução cabal terá ainda de se levar a água a todos os lares de Rio Mau, facto que dentro em breve será consumado.


Enalteceu o trabalho do Presidente da Junta de Sebolido e agradeceu a cooperação do Sr. Governador Civil do Porto, Dr. Jorge da Fonseca Jorge, afirmando que tudo quanto se tem feito em benefício do Concelho de Penafiel, só ao Governo da Nação se fica devendo.



Todos os oradores foram vibrantemente aclamados, terminando em festa com um almoço no Restaurante S. João, em Rio Mau.


Nota-se pelo discurso do Presidente de Junta de Sebolido, que o lugar de Rio Mau estava de tal maneira em desenvolvimento, que este pede a transferência da sede de freguesia de Sebolido para Rio Mau.

 


Porém, a solução para Rio Mau, não será esta, mas sim passar à categoria de freguesia através da Lei n.º 42/84, publicada no Diário da República no dia 30 de Dezembro de 1984.


Pessoalmente penso que quanto mais perto o poder está das populações melhor, embora hajam pessoas que traçaram a régua e esquadro super freguesias, sem que as populações fossem ouvidas, pelo que a única vantagem que trazem, é a soma de votos para o partido.


Se isto é democracia, eu vou ali e já venho.


Fernando Oliveira – Furriel de Junho