04 fevereiro 2021

FAZ HOJE 60 ANOS QUE COMEÇOU A GUERRA COLONIAL

 FAZ HOJE 60 ANOS

QUE COMEÇOU

A GUERRA COLONIAL




1961 – Angola


4 de Fevereiro de 1961, faz hoje precisamente 60 anos que se iniciou a Guerra Colonial.


Foi em Angola, quando o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), atacou em Luanda a prisão de São Paulo e uma esquadra de polícia nesta mesma cidade.


Enquanto no Norte do território angolano, a UPA (União das Populações de Angola) que se dedicava sobretudo à guerrilha rural, desencadeia vários massacres contra a população branca.

 



Quando a guerra teve início em Angola, em Março de 1961, o governo português decidiu responder prontamente, enviando milhares de soldados para combater naquele território africano. No final de 1961, já combatem em Angola 33 mil e 500 soldados portugueses.

Era necessário, no entanto, convencer a população portuguesa, de aquém e além- mar, para a necessidade daquela guerra.



Era preciso que ninguém duvidasse de que Angola fazia parte de Portugal.





Assim nasceu, em Junho de 1961, o hino “Angola é nossa”, com música de Duarte Pestana e letra de Santos Braga, interpretado pelo coro e orquestra da FNAT – Federação Nacional para a Alegria no Trabalho.



 

General Vassalo e Silva



1961 - Índia


A 18 de Dezembro deste mesmo ano de 1961, as tropas da União Indiana, entram quase sem resistência em Goa, Damão e Diu.

Contra 50 mil homens da União Indiana, armada e modernizada, o exército português arregimentado entre Goa, Damão e Diu, composto por três mil e quinhentos soldados, rendeu-se 36 horas depois.


No entanto Salazar, sem noção nenhuma do que se estava a passar, envia uma mensagem ao Governador do Estado Português na Índia, General Vassalo e Silva, com o seguinte teor:


Não prevejo possibilidade de tréguas nem prisioneiros portugueses, assim como não haverá navios rendidos, pois sinto que apenas pode haver soldados e marinheiros vitoriosos ou mortos”.


Salazar nunca reconheceu o estado indiano. Nem perdoou aos militares que não "salvaram a honra da pátria". No regresso a Portugal foram severamente castigados.


 



1963 – Guiné


A 23 de Janeiro de 1963, a luta armada alarga-se à Guiné. A guerra começa com o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde), com o assalto ao quartel de Tite, no sul deste território.




1964 – Moçambique


A 25 de Setembro, a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), inicia a luta armada com o ataque a Chai, em Cabo Delgado.


 



Apesar de se ter cantado bem alto o “Angola é Nossa”, o “Adeus Guiné” do conjunto típico Armindo Campos e a canção “Onde o Sol Castiga Mais” do Paco Bandeira, o certo e sabido é que no dia de S. Martinho de 1975, fechamos a porta da Guerra Colonial em África.


 


Neste percurso longo de 1961 a 1975, em que muitos jovens portugueses foram parar ao teatro de guerra, alguns camaradas perderam a vida.


Por tal facto, em quase todas as terras há um monumento em sua honra.


Porém, na minha terra, que até há quem diga ser “a terra melhor do mundo”, colocou numa chapa ao nível do chão com os nomes dos filhos da terra que tombaram na Guerra Colonial, numa falta de respeito para com estes Homens, que deram o seu melhor à pátria, a VIDA.


Fernando Oliveira – Furriel de Junho