05 fevereiro 2021

IGREJA DO DIVINO SALVADOR

 IGREJA DO DIVINO SALVADOR

EM NOVELAS

 



BÊNÇÃO DA 1.ª PEDRA

Padre António Maria Domingues da Fonseca

Tomou posse como pároco de Novelas, no dia 6 de Janeiro de 1934, António Maria Domingues da Fonseca, que logo se apercebeu da necessidade de uma nova igreja.


No dia 22 de Setembro de 1935, em Novelas, que nessa altura era freguesia do concelho de Penafiel, realizou-se com toda a pompa a festa anual de Nossa Senhora do Rosário.

 

Foto de  Joaquim Pinto Mendes

Pelas 9,30h, chegou sua Excelência Reverendo Bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles, sendo recebido à porta da casa do Cruzeiro, pertença da Sr.ª D.na Cecília Coelho da Rocha, pelo abade de Novelas António Maria Domingues da Fonseca, acompanhado de mais alguns padres das freguesias mais próximas, crianças da Comunhão Solene, Comissão de Festas pessoas importantes da localidade e muito povo. Aos sons harmoniosos da Banda de Música de Vilela do Concelho de Paredes, recebiam festivamente sua Excelência o Bispo do Porto.


Após um pequeno discurso de saudação, o sr. Bispo do Porto paramentado com as suas vestes prelatícias seguiu até à igreja sob o pálio.


Aí chegado, deu-se início à celebração da santa missa, onde o Bispo do Porto, explicou o Evangelho do dia, e depois exortou as 56 crianças que faziam a Comunhão Solene a terem valores morais e respeito pelo próximo, seguindo-se os acostumados discursos proferidos por um menino e uma menina comungante. Seguidamente D. António Meireles, deu a comunhão, terminando a cerimónia com a Bênção Pastoral.


Dirigiram-se para a residência paroquial, que se encontrava belamente engalanada, e em volta de uma mesa em forma de U, se reuniram cerca de cinquenta convivas, a quem foi servido, por um grupo de senhoras e cavalheiros uma variada e suculenta ementa.

 

D. António Augusto de Castro Meireles


Presidiu à mesa o Sr. D. António Meireles, Bispo do Porto,tendo à sua direita D. Cecília Coelho da Rocha, abade de Novelas António Fonseca e D. Ruth Reis. À sua esquerda D. Maria Arrochela Lobo, Dr. Avelino Soares e D. Maria Monteiro. Dentro dos restantes convivas que se distribuíram indiferentemente por toda a mesa, encontrava-se um avultado número eclesiástico, diversas entidades de categoria social e outras pessoas representativas do escol das freguesias de Novelas e de S. Tiago de Sub-Arrifana, a cargo do mesmo pároco.


Ao champanhe, brindaram abade António Fonseca, agradecendo a cooperação de todas as pessoas, na iniciativa da nova igreja, e muito especialmente os bons ofícios do sr. Bispo D. António Meireles, sem os quais nada poderia fazer, Dr. Avelino Soares e Padre Vitorino Melo.


Salientando o esforço do Padre de Novelas, como o valioso e essencial auxílio do ilustre Prelado D. António Meireles, tocando os vários entraves encontrados na construção da igreja, e bem assim os factores que melhor concorreram para vencê-los. Capitão Carlos Augusto Arrochela Lobo, José Mendes dos Reis e Orlando Arrochela, comungando nas mesmas ideias, puseram em destaque a inteligência e orientação do Sr. Abade de Novelas, António Fonseca, para resolver tão melindroso problema.


Concluído o almoço, seriam 16 horas, quando saiu da igreja uma bem organizada procissão presidida pelo Sr. Bispo do Porto, até ao local onde vai construir-se o novo Templo, e ali se procedeu à cerimónia do assentamento e bênção da primeira pedra, com toda a solenidade da liturgia católica, sendo lido e assinada a acta, cerimónia essa que terminou com um discurso de Sua Excelência D. António Augusto de Castro Meireles, Bispo do Porto, alusivo àquele acto e das suas possíveis e naturais sequências, regressando seguidamente a procissão à igreja paroquial de Novelas.


Foi então que D. António Meireles, administrando o Crisma ás crianças da Comunhão Solene e a mais pessoas, deu por finda tão grandiosa festividade.


INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO

DO NOVO TEMPLO

IGREJA DO DIVINO SALVADOR



A Igreja do Divino Salvador, foi benzida e inaugurada em 17 de Agosto de 1941, pelo sr. Bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles.


O seu custo rondou os 700 contos, vindo 30 do Brasil, angariados por Alfredo da Rocha, sendo o restante financiado pelo Estado a pedido do pároco de Novelas, António Maria Domingues da Fonseca.

 



O novo Templo situa-se na margem direita do Rio Sousa, em local altaneiro e airoso, ao lado da Escola – Cantina América Cardeal Rocha Melo.


Neste domingo de 17 de Agosto de 1941, Novelas encontrava-se ornamentada à moda do Minho, pelo conhecido ornamentista Sr. Lira de Felgueiras, dando uma nota alegre tanto ao templo, como ao povoado.


Na véspera, pelas 21 h, foi organizada uma procissão de velas, da igreja velha para a Nova, presidida por D. António Meireles, Bispo do Porto.


Pelas 7,30h de domingo deu-se início à Comunhão Solene das crianças, ás quais foi servido um pequeno-almoço.


Ás 10,30h, chegou a Novelas o Sr. Governador Civil do Porto, António Augusto Pires de Lima, que se fez acompanhar de altas individualidades civis, militares e eclesiásticas, seguindo-se uma sessão solene para o descerramento de alguns retratos no novo templo, após o que foi cantada uma missa solene, com sermão pelo ilustre Prelado da nossa diocese D. António Augusto de Castro Meireles, Bispo do Porto.

As imagens para a nova igreja de Novelas, devem-se à generosidade da Ex.ma Senhora D.na Maria das Dores Monteiro dos Santos, do Porto, sendo amiga de infância da EX.ma Senhora D.na Cecília da Rocha de Novelas. São elas: O Padroeiro da freguesia de Novelas (que nessa altura ainda não tinha sido anexada por Penafiel) S. Salvador, a do Coração de Jesus,, Nossa Senhora de Fátima, Santo António e S. José. Deste modo, D.na Maria das Dores, quis patentear através dos tempos, uma velha amizade que ficará sempre lembrada dentro das sagradas paredes da Igreja do Divino Salvador em Novelas.

 

Foto cedida por Joaquim Pinto Mendes


À tarde, além da procissão, houve uma recepção à comitiva de penafidelenses ilustres, entre os quais o Sr. Presidente da Câmara Padre Carlos Pereira Soares e concertos pelas bandas marciais de Canelas (Estarreja) e dos Bombeiros Voluntários de Cête.


Encerrando à meia-noite a festa, com a queima de muito fogo.


Foto cedida por Joaquim Pinto Mendes


Todos os anos o padroeiro de Novelas, S. Salvador, sai em procissão no mês de Agosto, em andor levado aos ombros pelos novelenses.


Foto cedida por Joaquim Pinto Mendes


Ano passado (2020), devido à pandemia que nos assola, não se realizou a procissão em honra ao Divino Salvador, já que o povo estava confinado em casa, mas houve engenho e arte para o Santo Padroeiro percorrer as ruas de Novelas, numa carrinha de caixa aberta, com o sr. Padre Paulo Sérgio Aires, abençoando as pessoas e a terra.


Fernando Oliveira – Furriel de Junho