16 outubro 2016

JEANETTE

JEANETTE



Janette Anne Dimech, conhecida por Jeanette, nasceu em Londres, no dia 10 de Outubro de 1951.


Filha de mãe canarina, natural de Santa Cruz de Tenerife e de pai natural do antigo Congo Belga, de ascendência maltesa, os pais de Jeanette conheceram-se na capital britânica, quando as Ilhas Canárias comerciavam com a Grã-Bretanha na exportação e importação de fruteiras. Os avós maternos da cantora, ambos dedicados ao comércio e aos negócios, decidiram imigrar para junto da sua mãe nascida em Londres.


Embora seja uma cantora britânica, sempre se vinculou à cultura espanhola, intérprete de temas musicais cantados em espanhol, mas também em catalão, inglês e francês, que se tornou conhecida no final dos anos 60.


A sua família mudou-se para os Estados Unidos Unidos e após o divórcio dos seus pais, vem viver com a mãe para Barcelona – Espanha, ainda adolescente.



No país vizinho, Janette teve a oportunidade de conhecer um grupo de jovens que tinham uma banda chamada Brenner's Folk, com quem gravou um EP. O grupo teve uma audição numa radio local de Barcelona o que chamou a atenção da discográfica Hispavox que se interessou pela voz da vocalista e lançou-os ao mercado musical.
Assim nasceu o grupo juvenil Pic-Nic que teve um único êxito chamado « Cállate niña», baseado em "Hush, Little Baby", uma cantiga de ninar tradicional norte-americana de autor desconhecido e com nova letra em inglês e em espanhol da própria Jeanette. As constantes discussões e a saída de dois dos seus integrantes acabaram por dissolver o grupo.


Nos anos setenta, a Hispavox apresenta-lhe um projecto para uma solista. Após várias solicitações por parte da editora discográfica, Jeanette aceita e assina um contracto.


Discografia a solo:


1971 – É publicado o seu primeiro single «Soy rebelde» que para surpresa de muitos e da própria cantora, converte-se num hit mundial, iniciando assim uma prodigiosa carreira.



1972 – Mais um single intitulado “Estoy triste”.


1973 - Palabras, Promesas



1974 – “Porque te vas” este EP ganhou notoriedade num filme de Carlos Saura, Cria Cuervos, fazendo parte da banda sonora.

«Porque te vas» posicionou-se em todas as listas musicais de toda Europa, e liderando inclusive algumas em países como Alemanha, Espanha, França e América Latina. 

 

1977 - Todo es Nuevo




1981 - Lança o seu segundo álbum « Corazón de poeta» levou-a ao auge da sua carreira musical como baladista, com vendas que ultrapassaram as cinco milhões de cópias.


1983 - Reluz


1984 - O seu álbum Ojos en el sol não alcançou o número de vendas desejado, e a cantora não renovou contracto com a então editora discográfica RCA, afastando-se dos média.


1989 - Jeanette aparece com um novo disco intitulado Loca por la música, um álbum com estilos de dança e pop.


1996 - Sigo Rebelde



1998 - Colección Original



2001 - Todas Sus Grabaciones Hispavox



2003 - Todos Sus Albumes en RCA


2004 - 15 de Colección


2005 - 20 Exitos Originales


2007 - 10 de Colección


2008 - Lo Esencial 



2013 - The Best of Jeanette


Como canta Jeanette, hoje em minhas persianas brilha o sol, e o coração fica triste, contemplando a cidade.... Porque partes? 


A canção que vamos ouvir “Porque te vas”, na voz de Jeanette diz o resto.







- Bom domingo!