05 outubro 2016

AS DUAS IMAGENS

AS DUAS IMAGENS


Vamos recuar ao ano de 1954, quando uma anónima penafidelense adquiriu por intermédio da Casa S. Martinho, desta cidade, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e outra de Santa Filomena, para ofertá-las ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos.

Estas imagens puderam ser admiradas pelos penafidelenses durante o mês de Abril e Maio desse mesmo ano, onde estiveram expostas nas montras da casa Chique, pertencente a Francisco Mendes Lopes de Carvalho, mais conhecido entre os penafidelenses pelo “Chico da Chique” situada na Av. Sacadura Cabral N.º 19 e 25, onde hoje se encontra a Casa das Louças.

Realizou-se no domingo, dia 31 de Maio de 1954, uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, desta cidade de Penafiel, organizada pela Mocidade Portuguesa Feminina, com a finalidade não só de incorporar a nossa terra nas cerimónias comemorativas do Ano Mariano, que se vão realizar em várias partes do mundo, como também transportar as duas imagens ofertadas ao Santuário. 

 

A peregrinação saiu da igreja da Misericórdia pelas 17 horas, sob a orientação do Rev. Padre Augusto Cardoso de Barros (mais conhecido pelo Sr. Reitor da Igreja da Misericórdia), nela tomando parte representações de todas as confrarias da cidade, Mocidade Portuguesa Feminina e Masculina, e muito povo além das duas ricas imagens de Santa Filomena e Nossa Senhora de Fátima que foram oferecidas para figurar no Santuário.

A Peregrinação seguiu pela Praça Municipal, Rua Serpa Pinto (hoje Rua Joaquim Cotta), Largo da Ajuda. Rua Alfredo Pereira, Av. Zeferino de Oliveira, chegando àquele templo pelas 18,30h.




Recolhida a peregrinação, efectuaram-se as cerimónias religiosas tendo subido ao púlpito o Rev. Padre Moreira, abade de Castelo de Paiva, que pronunciou uma alocução que foi escutada por grande número de fiéis, através de uma instalação sonora colocada nas janelas da torre do Santuário.

 

Assim no Santuário foram colocadas as duas imagens que representam a Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena.

A festa terminou pelas 19h, tendo atraído a esta cidade muitas pessoas das terras circunvizinhas.

Há dias deu-me na cabeça de ir ver e fotografar as tais imagens, que foram ofertadas em 1954 ao Santuário.

Entrei no templo, e depois de fazer as minhas orações dei voltas à volta dos santos lá expostos e não vi Santa Filomena alguma.

Espero que com este artigo, alguém saiba dizer algo onde foi parar a dita Santa Filomena, pois mesmo com a crise que por aí anda, não creio que a mesma tenha imigrado para outras bandas.