18 março 2015

FINALMENTE O COMBOIO CHEGOU A ENTRE-OS-RIOS



FINALMENTE O COMBOIO
CHEGOU A ENTRE-OS-RIOS


A 27 de Junho de 1915, o comboio chegava finalmente a Entre-os-Rios.

O comboio inaugural, composto da máquina N.º1 “Penafiel” e duas carruagens, partiu de Penafiel – Estação, após a chegada do comboio – correio do Porto.

Cerca das dez horas chegou à estação central desta cidade de Penafiel, onde parou para receber o director da companhia sr. José Maria Pinto Monteiro, representantes da imprensa local e convidados.


No comboio já haviam tomado lugar os restantes directores da companhia, algumas senhoras e vários cavalheiros chegados do Porto no comboio correiro do Douro, assim como outras pessoas vindas da povoação da Lixa, das quais podemos tomar nota das seguintes:

Do Porto - Dr. Correia de Barros e esposa, D. Maria Eduardo Machado Correia de Barros, António Coimbra, João Coimbra, José Pacheco Coimbra e José Vilas Boas (sócios da casa bancária António Coimbra & Irmão, Limit.ª), Luiz dos Santos Monteiro e esposa D. Maria do Rosário Monteiro e filha D. Maria Beatriz Monteiro, António Monteiro dos Santos, comendador Alfredo da Cunha Braga, Jacinto Cardoso, João Afonso, representando “O Primeiro de Janeiro” esposa D. Elvira Afonso dos Santos, Manoel Luiz da Costa Teixeira e esposa D. Celima da Cunha Rodrigues Teixeira, Martins d’Almeida, do “Comércio do Porto”, Alberto Braz, do “Jornal de Notícias”, João Guimarães, de “A Montanha”.

Da Lixa - Dr. Eduardo Freitas e esposa, Dr. José Novaes Carvalho de Soares Medeiros e esposa, e Alfredo de Barros.

De Penafiel tomaram lugar as seguintes pessoas:
Dr. Adriano Sequeira, António José de Freitas Guimarães (representante da Associação Comercial), Manoel Bernardo Pereira, Casimiro Sequeira, José Maria Pinto Monteiro, Dr. Cerqueira Magro, Francisco Meireles, José Pereira Mendes Leal, Vasco de Queiros, Rodrigo Coelho da Silva, de “O Penafidelense”, Rodrigo Veiga, do “Commercio de Penafiel”, Francisco José de Moraes, do “Jornal de Penafiel”, Justino Guimarães, Francisco Leite Dourado, Engenheiro Francisco José Ferreira de Lima, chefe do movimento Souza e chefe de via e obras, Alípio Silva.

Chegada à estação da Torre. a caminho de Entre-os Rios.

Pouco passava das 10 horas, quando a máquina “Penafiel”, que vinha enfeitada com palmas e flores, silvou dando o sinal de partida para Entre-os-Rios, sendo queimadas girandolas de foguetes.


A viagem até esta risonha povoação foi tudo quanto se possa imaginar com recepções entusiásticas nas estações de S. Vicente, Torre e à chegada do comboio inaugural em Entre-os-Rios. Em todas o comboio era esperado por muitíssima gente, sendo lançado ao ar grande número de foguetes, e sobre as pessoas que iam dentro do comboio braçados de flores.

A viagem da Torre até Entre-os-Rios, encantou todos os convidados com as pitorescas paisagens com o casario da povoação, a formosa Quinta das Granjas, e os rios Douro e Tâmega aos seus pés. 

O Eng.º Sr. Francisco Lima.

À chegada do comboio a Entre-os-Rios, foram queimados muitos foguetes, e um gracioso grupo de distintas senhoras composto das ex.mas sr.as D. Mafalda e D. Margarida Cardoso, D. Aurora Marques, D. Olívia Almeida, D. Laurinda Amorim, D. Guilhermina Barros Alves, D. Elisa Amorim, D. Mafalda Barroso, D. Margarida Amorim, D. Esther Barroso, D. Maria Amorim e Eulália Barroso, trajadas de branco, lançaram pétalas de flores sobre o sr. dr. Cerqueira Magro, Directores da Companhia e convidados, tendo também soltados vivas. 

Grupo de Convidados no Hotel da Torre.

Esta espontânea manifestação deixou agradavelmente impressionados os que dela compartilharam.

Eram cerca de 12 horas quando o comboio deu sinal de partida para a estância da Torre, onde teve lugar o almoço, que foi servido a cerca de sessenta pessoas entre senhoras e cavalheiros no Grande Hotel da Torre, à meia hora da tarde, com o seguinte menu:



Menu do almoço:
Salade Russe
Omolette au jambon
Morue à Gomes de Sá
Veau rod
Poulet au sir
Haricots verts à la Portugaise
Roast-beef
Pells pâtos de creme
Ananas au vin Madere
Fruits
Dessert

Como se pode constatar pelo menu, foi tudo à grande e à francesa.

Fizeram-se os seguintes brindes:

- Do sr. Francisco Santos, em nome dos banqueiros Borges & Irmão, brindando aos srs. Dr. Cerqueira Magro, José Maria Pinto Monteiro e António Coimbra, as três individualidades a quem se deve a grande obra dos Caminhos de Ferro de Penafiel à Lixa e a Entre-os-Rios.

- Do sr. Dr. Cerqueira Magro agradecendo e declinando a honra dos brindes nos srs. José Maria Pinto Monteiro e António Coimbra, como seus poderosos auxiliares.

- De novo do sr. Francisco Santos tornando-se interprete dos empregados da casa bancária Coimbra & Irmão, agradecendo a amabilidade do convite para esta festa.

- Do sr. António Coimbra, agradecendo as manifestações que ali lhe eram feitas e brindando ao sr. Monteiro dos Santos e a todos os accionistas e em especial aos srs. Dr. Eduardo de Freitas e Alfredo Barros.

- Ainda outra vez o sr. Francisco Santos brindou à direcção da Companhia do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa, fazendo votos pela prosperidade desta empresa.

- O sr. dr. Cerqueira Magro agradeceu brindou aos seus colegas da Direcção srs. José Maria Pinto Monteiro e Francisco Meireles, e ao Eng.º Francisco José Ferreira de Lima.

- O sr. Alfredo da Cunha Borges brindou ao sr. Monteiro dos Santos.

- O sr. Jacinto Cardoso aos srs. Coimbra & Irmão.

- O Sr. Francisco Santos à imprensa.

- O sr. Rodrigo Coelho da Silva agradeceu em nome de “O Penafidelense”, que representava, e brindou à prosperidade da companhia.

- O sr. Martins d’Almeida, pela imprensa do Porto e como representante do “Comércio do Porto” agradeceu e brindou pelas prosperidades da companhia.

Seguiram-se outros brindes entre os quais ás senhoras presentes, à Empreza das Águas de Entre-os-Rios.

Todos os brindes foram calorosamente correspondidos.

O Engenheiro, pessoal de linha e direcção
 
Depois do almoço foram tiradas várias fotografias dos convidados, visitando estes em seguida o balneário e o parque do hotel.




Cerca das 19h, a comitiva tomou o comboio inaugural que as conduziu para a formosíssima estância de S. Vicente, onde teve lugar o jantar, no Grande Hotel de S. Vicente, que foi primoroso.

O menu foi o seguinte:

Sopa à princesa
Pastéis de carne
Mayonese de Lagosta
Língua à jardineira
Escalopes com champinhão
Galinha assada com salada
Pudim nacional
Queijo e frutas
Chá e café
Vinhos maduros e verdes e do Porto.

O comboio inaugural regressou de S. Vicente a esta cidade cerca das 22h, seguindo logo para Novelas.


E assim terminou esta brilhante festa ficando após a inauguração aberta ao público a linha de Entre-os-Rios, sendo inúmeras as pessoas desta cidade de Penafiel que ali foram durante o dia presenciar os festejos.

Neste ano de 2015, os penafidelenses, especialmente os da Torre e de Entre-os-Rios, podem comemorar o centenário da chegada do comboio às suas povoações.

Já no próximo dia 13 de Abril de 2015, faz cem anos que foi inaugurada a linha férrea até à Torre, e a 27 de Junho, a chegada do comboio a Entre-os-Rios. 

Isto é o que se pode chamar dois em um, pois temos dois centenários desta ferrovia para comemorar neste ano de 2015.