10 março 2015

CLUBE DE CAÇADORES DE PENAFIEL



CLUBE DE CAÇADORES
DE
PENAFIEL


Segunda-feira, 11 de Maio de 1914, sob a presidência do sr. Joaquim Augusto de Serpa Pinto, secretariado pelos srs. Álvaro Cerqueira e Bernardo de Meireles, reuniram-se pelas quatro e meia da tarde, na Associação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, grande número de caçadores para proceder à eleição dos corpos gerentes do Clube de Caçadores.

O acto da eleição foi feito por escrutínio secreto, saindo eleitos os seguintes cavalheiros:

Assembleia Geral:
Presidente – Dr. Francisco Malafaia
Vice-Presidente – Júlio Carneiro Geraldes
Secretários – António de Sousa Barbosa e Vitorino Pereira da Silva.

Direcção:
Presidente – Joaquim Augusto de Serpa Pinto
Vice-Presidente – José Rodrigues Lopes
Secretário – Ernesto de Melo
Tesoureiro – Armando Barbosa
Directores – Álvaro Ribeiro Cerqueira, Bernardo de Meireles. Substituto – Jaime de Araújo Geraldes de Magalhães.

Comissão de Contas:
Presidente – José Guilherme Allen Brandão
Vogais – António Ferraz da Silva e Agostinho de Sousa Baptista.

O Clube de Caçadores de Penafiel, teve a sua primeira sede no Largo da Ajuda onde se efectuavam as necessárias reuniões da Direcção e se guardavam os haveres do organismo defensor dos interesses dos caçadores penafidelenses. 

Mais tarde a sede passou para a rua de Alfredo Pereira, no prédio que serviu de estabelecimento à sapataria de Virgílio Queirós, e por último veio a instalar-se na Avenida de Sacadura Cabral, no 1.º andar da casa de pasto de Luís Pereira Guimarães (hoje casa Modec), onde acabou a sua existência em 1934, sendo os móveis entregues então à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, de harmonia com uma disposição dos respectivos estatutos. 


O Clube de Caçadores de Penafiel promoveu algumas iniciativas na nossa terra, sobretudo no que se refere a torneios de tiro aos pratos e aos pombos primeiramente no Campo do Conde de Torres Novas e mais tarde num campo que mandou construir no lugar do Cedro, em parte do terreno hoje ocupado pelo bairro dos pobres de S. Vicente de Paulo. 

Esses torneios eram muito concorridos por atiradores penafidelenses e de outras terras animando-se com isso a cidade que recebia a visita dos entusiastas da modalidade que aqui passavam algumas horas gastando dinheiro nos cafés e casas de comidas e bebidas. 

Na defesa dos interesses dos seus filiados o clube tratava de problemas da caça até por que nessa época debatia-se com entusiasmo a questão de ser ou não ser permitido o uso do furão, assunto que ainda hoje apaixona os indivíduos que caçam ao coelho.

Era muito interessante nesses recuados tempos a animação de que se revestia a cidade especialmente quando se realizava a eleição da Comissão Venatória Concelhia pois havia todo o empenho da parte dos caçadores favoráveis ao uso do furão em eleger uma comissão que fosse da sua cor, da sua ideia, o mesmo acontecendo, mas em sentido contrário, com os não partidários desse bichinho tão desejado por uns e algo combatido por outros. 



As eleições eram de tal maneira animadas e renhidas, que uma das facções fez transportar em caminhetas os seus adeptos não fosse faltar algum voto e a questão perder-se. 

Foi um acontecimento que despertou a curiosidade do público e que revelava a grande importância que os caçadores de então punham na causa que se debatia. 

Nesses tempos, haviam poucos caçadores e muitos coelhos e perdizes, ao contrário de hoje que, há mais praticantes de caça do que peças para matar. 

Voltando ao assunto do Clube de Caçadores de Penafiel supomos ser agradável indicar nomes de pessoas que foram seus fundadores ou fizeram parte dos corpos directivos. 

Entre outros mencionaremos os srs. Eduardo de Freitas Ribeiro, irmãos Manuel e Francisco Vilas Boas, Dr. Francisco Malafaia, Júlio Carneiro Geraldes, António Sousa Barbosa, Joaquim Augusto Serpa Pinto, José Rodrigues Lopes, Ernesto de Melo, Armando Barbosa, Bernardo de Meireles, Jaime de Araújo Geraldes de Magalhães, José Guilherme Allen Brandão, António Ferraz da Silva, Agostinho de Sousa Baptista, professor António da Rocha Madureira, Álvaro Ribeiro Cerqueira, José Madureira, António Diniz, Capitão José Laranjeira, Adriano Vieira, Sargento Ernesto Pinto, Professor Agostinho Coelho, Vitorino Ferreira da Cunha, Luís Pereira Guimarães e Vitorino Pereira da Silva. 


Nos dias de hoje, existe nesta cidade, o Clube de Pesca e Caça de Penafiel, fundado em 6 de Novembro de 1973, onde se juntam caçadores e pescadores, tendo a sua nova sede situada na Rua do Bom Retiro, sendo actualmente o Presidente desta colectividade de interesse para todos aqueles que se dedicam à prática do desporto da pesca e caça,  Artur Augusto.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá, adorei o artigo.
Meu bisavô penafidelense Luiz Pinto Ribeiro foi afilhado do Sr. Joaquim Augusto de Serpa Pinto.

3:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home