01 novembro 2012

CAFÉ CENTOPEIA



 CAFÉ CENTOPEIA


Este moderno Café Centopeia, foi o primeiro a abrir portas na zona norte na cidade de Penafiel, mais propriamente na Rua Alfredo Pereira N.º 210 - 212.

Embora começasse a funcionar desde a feira do S. Bartolomeu, a inauguração oficial do Café Centopeia, só se verificou no sábado dia 5 de Setembro de 1964, pelas 22 horas.

Foi batizado de centopeia, já que este animal possui grande número de pares de pernas para a sua locomoção e que simboliza por assim dizer, a grande quantidade de sócios fundadores.


A bênção das instalações, foi dada pelo Reverente Padre Albano Ferreira de Almeida, Pároco de Penafiel na altura, estando presentes o Sr. Presidente da Câmara, Coronel Cipriano Alfredo Fontes, o vereador Fausto Matos, Alferes António de Sousa Matos, Comandante da Secção da G.N.R., Dr. Joaquim da Rocha Reis, Diretor Clínico do Hospital da Misericórdia, Dr. Francisco Brandão Rodrigues dos Santos, António Dias Sacramento e Silva, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Professor Joaquim José Mendes, Presidente da Comissão Municipal de Cultura, Arnaldo José Vilela, membro da mesma Comissão, João Moreira de Carvalho, Chefe de Lanço dos Serviços Hidráulicos, e muitos outros senhores, incluindo toda a imprensa local.

Depois do Copo de Água, magnificamente servido numa sala do primeiro andar, onde não faltaram os mariscos mais selectos, nem os melhores vinhos, usou da palavra em nome da sociedade, o Sr. Estêvão Amado de Araújo, que agradeceu a presença de todas as individualidades e explicou a maneira como nasceu a ideia de se abrir aquele estabelecimento, dizendo para terminar, que todos os seus colegas e ele próprio estavam convencidos que prestariam assim a Penafiel o tributo de a dotarem com mais um melhoramento.

Seguidamente tomou a palavra o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Dr. Francisco Brandão Rodrigues dos Santos e José Mendes Magalhães, tendo todos os oradores, felicitando todos os sócios do Café Centopeia pela sua iniciativa.   
Um número interessante desta inauguração, e que infelizmente não serviu de modelo a novas inaugurações, foi o do concurso de quadras alusivas ao acontecimento. 

Apresentaram-se como concorrentes, os srs. José Mendes Magalhães, Arnaldo Vilela, Armando Silveira e António Carlos Moreira. 

A selecção das quadras foi votada pelo público presente, e perante um júri constituído pelos srs. Dr. Ângelo Pimentel, João Carvalho, Alberto Teixeira Filho e vereador Fausto Matos.  

Todos os poetas foram muito aplaudidos e mereceram o mesmo prémio, oferecido pela Direcção do apreciado Café Sanzala, que se encontrava presente.


Isto tudo se passava, no tempo em que uma abertura de um café era um acontecimento relevante na cidade, e a amizade entre as pessoas, fazia as coisas acontecerem. 

Hoje, apesar de ter mudado de dono, o Café Centopeia, continua a laborar como Café, Snack-Bar e Restaurante, tendo para tal sofrido obras de beneficiação.