22 outubro 2012

PRÓLOGO – ENTREVISTA



PRÓLOGO – ENTREVISTA
Prólogo - Baile de Carnaval na Escola Secundária de Penafiel
  
Autocolante da Festa do Lago de 1974

Neste ano de 76 aparece Prólogo 1, porque uma banda registou o nome Prólogo e para contornar a lei acrescentou-se um 1.


A revista “ROCK EM PORTUGAL” na sua edição de Novembro / Dezembro de 1978, dedica no seu interior, três páginas (12;13 e 14), ao conjunto “Prólogo”.


Capa da revista Rock em Portugal


Prólogo

Formado em Penafiel, sensivelmente em meados de 1973, os Prólogo foram na fase inicial grupo de baile para depois se seguir uma paragem a qual foi aproveitada para modificações.
Quase no final de 1976, o grupo foi encarado de forma mais profunda, procurando então realizar um outro tipo de música que passava a ser afinal trabalho da própria formação. Nessa altura dá-se a entrada de mais um elemento (Adão – guitarra).
Mais adiante os “Prólogo” gravam um single pela a G.A.F. (Gravações Alta Fidelidade) mo qual figuravam os temas “Evolução” (lado A) e “Eureka” (lado B),o qual, apesar de tudo, não teve grande divulgação.

BIOGRAFIA E INFLUÊNCIAS MUSICAIS
DOS ELEMENTOS DO “PRÒLOGO”


ADÃO – Nascido durante 1959, em Vila Flor de Trás-os-Montes, começou a tocar guitarra aos 14 anos.
Sofre influências de Carlos Santana; John Mclaughin, John Scouldfield e alguns guitarristas de jazz casos de Kenny Burrel e Stanley Clark, aprecia bastante os grupos “Weather Report” e “ Return at Forever” de Chick Corea e tem um fraco por música oriental. 


EDUARDO – É natural de Penafiel e conta 18 anos. Aos seis aprendeu a tocar viola e foi um dos iniciadores dos “Prólogo”, no qual toca baixo.
No início sofreu influências do antigo baixo dos “Santana” David Brown, actualmente segue com muito interesse o trabalho de Stanley Clarke e de Pasterious (Weather Report) e gosta da música popular brasileira.


PEDRO – Nasceu em São Paulo de Luanda no ano de 1960.Com nove anos aprendeu a tocar viola. Fez ainda parte de um grupo no qual tocava esse instrumento. Mais tarde dedicou-se à percussão e a executar flauta. No decurso de 1974 veio para Portugal e ingressou nos “Prólogo”. No que respeita a influências elas têm origem em Chepito Areas, Airto Moreira e ainda em James Rody e Joe Farrel.
As suas preferências vão para as bandas “Weather Report” de Billy Cobhan, “Return at Forever” e “Santana” e também para a música popular africana e oriental. 

 ANÍBAL – Tem 20 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Studa música desde os 6 anos. A partir de 1974 liga-se à formação na qual executa piano Rhodes e órgão.
Rick Wakeman com Chik Corea são as influências do nosso amigo, isto para além de gostar de toda a boa música em geral.


CARLOS – Nasceu em Penafiel, contando 17 anos. Desde muito novo que toca bateria, instrumento a que se dedica totalmente. Foi o primeiro e actual baterista desta banda.
A sua forma de tocar é influenciada por Billy Cobham, Lenny Whitei Mike Shrieve (ex-Santana) e John Marshal. “Grama” qualquer bom grupo de jazz-rock e tem uma “queda” especial pelos “Weather Report”.

JORGE – Nasceu em Espinho há 19 anos. Com o Carlos e o Eduardo fundou o “Prólogo” no qual ocupa as funções de guitarrista, instrumento que toca desde muito novo; ultimamente tem dedicado parte do seu tempo à bateria.
As suas influências são: John Mclaughin, Carlos Santana e Larry Coryall. No tocante a preferências, elas vão directamente para Billy Cobham e Mahvishnu Orchestra.

ENTREVISTA DADA POR ADÃO E PEDRO À REVISTA ROCK EM PORTUGAL


Clicar na imagem para aumentar
O meu agradecimento ao amigo José Emílio Martins Coelho, pela cedência de todo este material sobre o “Prólogo”