01 janeiro 2014

PUBLICIDADE DO ANTIGAMENTE



PUBLICIDADE DO ANTIGAMENTE


Quem desfolha jornais antigos, até na publicidade vai descobrir como era a cidade no antigamente.


Apesar de ter nascido e crescido no Largo da Ajuda, não sabia que no rés-do-chão da casa onde habito, e actualmente está instalada a Turitropical, já lá funcionou o consultório médico do Dr. Alberto Ferreira Gomes… Você sabia? Eu não!




Também sabia que na Livraria Reis, quando ainda a rua se chamava Alexandre Herculano em vez de Rua do Paço, neste estabelecimento se tratava de cartas de condução? Pois é!


A Casa do Povo que ainda hoje existe na Av. Sacadura Cabral, quando era proprietário o Sr. J. L. Pinto Bessa de Miranda, aproveitava a veia poética para fazer publicidade à Loja do Povo. Aqui vão as dez quadras respeitantes aos produtos por si comercializados:



I
Então como tens passado?
Há tempos que não te vejo?!
E eu? Morto por te ver,
Era esse o meu desejo.

II
Pra te dizer e contar,
Visto estares tão contente,
Que são horas de deitares,
Á terra a boa semente.

III
E com’eu sei quem a vende,
Anda, vem, daí comigo,
Que o Beça tem sementes,
Das melhores como te digo.

IV
Se queres ter boa hortaliça,
Procura a boa semente,
E verás que não te engano,
No Beça que atende a gente.

V
A boa penca de Chaves,
De S. Cosme, o grande nabo,
Com que faço o belo caldo,
E com vaidade me gabo.

VI
Pimentos, cebola e couve,
E ervilhas de trepar,
Feijões, ervilhas de grão,
Que enchem a casa a fartar.

VII
Salsa e todos os legumes,
No Beça tu acharás,
E essas boas sementes,
Alegre tu comprarás.

VIII
E depois tu me dirás,
Se o Sr. Beça é ou não,
Das sementes um portento,
E um grande cidadão.

IX
Vai preparando a sacola,
Estamos chegados, peça,
Tira a lista da carteira,
Faça a encomenda ao Beça.

X
Far-te-há preço barato,
Não ficarás escaldado,
E alegre e satisfeito,
Tu ficarás regalado.

Não sei quem foi o autor destas quadras populares, mas como o leitor já deve ter reparado, o dono da loja escrevia Bessa com dois esses, e o poeta rimava Beça com (ç) cedilhado.

Mas o que eu sei, é que este estabelecimento nos anos cinquenta, era vulgarmente conhecido pelo Beça das sementes.