11 setembro 2013

ABRAGÃO EM FESTA



ABRAGÃO EM FESTA




Dando cumprimento ao programa, no dia 4 de Março de 1934, pelas 18 horas, a comitiva governamental chega à freguesia de Abragão, onde a espera uma grande multidão, que aclamava delirantemente os membros do Governo, Dr. Oliveira Salazar e a Pátria, e debaixo de foguetório e dos acordes do Hino da Maria da Fonte, tocado pela Banda Filarmónica de Tarouquela de Cinfães, foram inauguradas as duas novas escolas pelo sr. Ministro da Instrução, Dr. Sousa Pinto, em cujo recinto se encontravam em formatura as crianças das escolas da freguesia que cantaram a Portuguesa ao içar da bandeira.

As escolas inauguradas, masculina e femininas, têm em lindos azulejos, respectivamente os nomes: Francisco Maria Côrte Real e Carlos Arrochela, dois grandes beneméritos da instrução.


Às 18h 30m, partia o cortejo em direcção ao rio Tâmega, onde era aguardado pela Banda de Música de S. Tiago – Cinfães, e cujas margens estavam coalhadas de milhares de pessoas do nosso concelho e vizinhos de Amarante e Marco de Canaveses afim, de assistirem à cerimónia do lançamento da primeira pedra da futura Ponte de Abragão, ou Ponte do Canal, a que presidiu o Ex.mo Ministro das Obras Públicas, Eng.º Duarte Pacheco, no meio de grande entusiasmo, sendo novamente levantados vivas à Pátria, ao Estado Novo, Presidente da República, Salazar, Ministro das Obras Públicas e Presidente da Câmara.

Era já noite, quando a comitiva partiu, sempre muito aclamada.


A Ponte de Abragão, ou Ponte do Canal, foi uma obra projectada pelo Eng.º Edgar Cardoso e foi inaugurada em 1949.

Esta ponte, servia a estrada nacional 320, que estabelecia a ligação sobre o Rio Tâmega dos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, nas freguesias de Abragão e Vila Boa do Bispo.

Tinha 100m de comprimento, 6m de largura na faixa de rodagem com mais 0,80m em cada passeio lateral.

Ponte de Abragão em construção.


Construída em alvenaria de granito, o que valoriza sob o ponto de vista artístico, era o facto de ter sido construída por um só majestoso arco abatido que media 85m. 

Ponte de Abragão em construção.


Esta obra, incluindo os muros de avenida dos acessos, importou aproximadamente em 2.100.000$00 e foi construída por administração directa pelos serviços de pontes, da Junta Autónoma de Estradas.


Com a construção da Barragem do Torrão (primeira barragem hidro-eléctrica sobre o Rio Tâmega), inaugurada em 1989, a albufeira da mesma, que começou a encher em 1988, submergiu terras numa extensão de 31 km, sensivelmente até à cidade de Amarante, ficando a Ponte de Abragão ou Ponte do Canal submersa.

Para recordar esta ponte, que uniu as margens do Tâmega durante 39 anos, ficaram as fotos e as lembranças dos mais velhos.