26 agosto 2013

MEIA EQUIPA DE FUTEBOL



MEIA EQUIPA DE FUTEBOL 

Sede da M.P. Ala N.º1 de Penafiel


A ALA N.º 1 Extra da Mocidade Portuguesa em Penafiel, situada no Largo da Misericórdia, oferecia aos jovens das décadas de 30 e 40 do século passado, uma série de diversões e práticas desportivas, que eles não encontravam noutro lugar.

Assim, atraíam muitos jovens a filiarem-se para poderem jogar ping pong (designação desse tempo do ténis de mesa), jogar as damas, fazer campismo, atletismo (desde corridas a saltos), e jogar a bola.

Esta foto, é dessa época, onde o amadorismo predominava, desde o fotógrafo que corta parte do corpo do instrutor da M. P. Sargento Lima, e metade da equipa de futebol que representava a ALA N.º1 de Penafiel, da Mocidade Portuguesa.

Alguns destes elementos, vieram a integrar, algumas das primeiras equipas do Futebol Clube de Penafiel nos anos 50, como é o caso do guarda-redes David, e do defesa Rodrigo.

Como devem compreender, não me foi possível identificar todas as pessoas que se vêem na foto, embora tivesse abordado o sr. José Aires de Sousa, talvez o único do grupo, que se encontra entre nós. 


Assim temos: 

De pé - Sargento Lima (cortado na foto), não identificado, José Aires de Sousa (Zéquinha da Farmácia), David (Guarda-redes), não identificado, Rodrigo, não identificado.

Aninhados e pela mesma ordem: Não identificado, Castro e Cesário.

São estas pequenas recordações que nos vão avivando as vivências de outros tempos, e fazem parte do nosso Sentir Penafiel, e vão remando contra a corrente instalada dos apagadores da história da nossa terra.