28 agosto 2013

O LAGO DO SAMEIRO



O LAGO DO SAMEIRO


Quando se iniciaram as obras do Santuário e do Parque, os habitantes de Penafiel, dentro das suas possibilidades financeiras contribuíram para este melhoramento citadino, e todos ostentavam orgulho nisso.

Mais tarde, veio até nós o inolvidável Zeferino de Oliveira, e graças à sua benemérita generosidade, e indiscutível amor pátrio, as obras do Santuário e do Parque, tiveram então o seu maior impulso. 


Zeferino de Oliveira, foi um verdadeiro mecenas, quer do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, quer do Parque que o circunda e que havia de ser baptizado com o nome deste benfeitor.

 
No ano de 1922, no Parque inicia-se a construção do lago grande (desenhado pela Companhia Hortícola Portuense), rompendo-se fragas e nivelando alicerces; levantam-se muros de suporte; surribam-se terras; exploram-se e canalizam-se mais águas; rasgam-se novas ruas e aleias (caminhos ladeados de árvores), preparam-se canteiros para a plantação de arbustos.

Todo o Parque se acha num autêntico frenesim de trabalhos e obras, chegando a estar ocupados, simultaneamente e em tarefas várias, mais de cem operários.
Tudo isto a expensas de Zeferino de Oliveira.



A Comissão Pró-Penafiel, pensa e formula uma justíssima homenagem a Zeferino de Oliveira, ao que este se opõe categoricamente, chegando mesmo a ameaçar cortar as verbas necessárias para os trabalhos do Parque e Santuário.

Depois do seu falecimento, a Câmara Municipal de Penafiel, delibera, na sua reunião ordinária de 1 de Outubro de 1934, inaugurar o busto de Zeferino de Oliveira no Parque, que entretanto já tinha recebido o seu nome, tal como a avenida que o ladeira pela parte norte.


Neste lago, realizavam-se nas décadas de 50;60: e 70, geralmente no segundo sábado de Setembro as famosas Festa do Lago. O lago era esvaziado e limpo, para no seu interior e ao som da música os pares se entrelaçarem na dança, até a lua se ir deitar.



Agora os ventos do furacão do nacional parolismo (que veste pelo figurino das modas dos dinheiros fáceis da U.E.), varreram todo este esforço monetário de penafidelenses, para alindarem a sua terra natal, entre eles Zeferino de Oliveira e seu filho Mário de Oliveira.


Mas de uma coisa estou certo, enquanto houver penafidelenses que amem a sua terra, Homens como Zeferino e Mário de Oliveira sempre se perpetuarão nas suas memórias, assim como todo este património municipal destruído, por gente sem  alma penafidelense.

4 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Aqui,onde me sinto bem, quero SÓ manifestar a minha revolta pela destruição do nosso belo Sameiro.Não será nunca mais o que foi.Eu, que fiz parte do grupo organizador da 1ª Festa do Lago,quero aqui,repito,manifestar a minha revolta.Quem procedeu assim é indigno de poder ser considerado penafidelense.Um trabalhador que foi incumbido de começar a destruição do lago, disse-me que essa era a tarefa que mais lhe custava executar por ter passado ali parte da sua infância,andando nos barcos.

12:03 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

Realmente esta gente é penafidelense por acidente geográfico, pois quem destrói o Sameiro, acabou com a Praça do Mercado e retira a calçada à portuguesa do Largo Padre Américo e aos passeios, não ama a sua terra, nem respeita a sua história. Já vi penafidelenses com as lágrimas nos olhos dizerem-me: nunca mais venho ao Sameiro. Eu faço ideia da dor de alma desse trabalhador, que para ganhar o pão nosso de cada dia, teve que destruir parte do seu passado.

2:51 da tarde  
Blogger BobChef said...

Olá Fernando!Somos da família descendente de Zeferino D´Oliveira aqui no Rio de Janeiro - Brasil !Sou Roberto e sou casado há 50 anos com Renata Oliveira que vem a ser bisneta de Zeferino D´Oliveira e neta de Mário de Oliveira.Gostaríamos de estreitar contato com vossa pessoa pois ficamos muito motivados com o que acompanhamos no seu Blog, inclusive com os respectivos comentários. Por favor nos mande o seu e mail.O meu e mail é Bobchef1@gmail.com Att. Roberto e Renata Oliveira

8:02 da tarde  
Blogger Fernando Oliveira said...

O meue-mail é: fernando_oliveira29@hotmail.com.

Eu também tenho no Rio dois tios por parte da minha mulher. Ainda à dias falei com o Tio Manuel sobre Zeferino de Oliveira que fez muito pela sua minha terra Penafiel, e que certos senhores que parecem mais apagadores da história local tentam ignorar. Por isso alguns dos textos que publiquei no meu blogue serem não só para não se esquecer o benemérito que foi Zeferino de Oliveira e o seu filho Mário de Oliveira, como as gerações futuras ficarem a saber quem foram estes senhores. Um abraço.

9:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home