13 agosto 2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE PENAFIEL



SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE PENAFIEL

CARTÕES COM HISTÓRIA



No dia 1 de Dezembro de 1940, alguns penafidelenses amigos do pombo-correio, resolveram fundar a Sociedade Columbófila de Penafiel.



Os três pilares fundamentais para o arranque desta instituição foram: Bernardino José de Oliveira, Augusto Vieira e António Dias Sacramento e Silva, que dedicaram todo o seu tempo de laser e entusiasmo à columbofilia penafidelense. 


A foto deste cartão foi aproveitada para o novo cartão.

Podemos ver neste primeiro cartão que o Presidente era Bernardino José de Oliveira e o Secretário António Dias Sacramento e Silva, sendo Augusto Vieira o Tesoureiro.



No ano de 1950, o Presidente era Augusto Vieira, o Tesoureiro Bernardino José de Oliveira (sócio N.º 3) e no Secretariado mantinha-se António Dias Sacramento e Silva. 

Medalha do cinquentenário da Sociedade Columbófila de Penafiel

Curiosidades de um concurso realizado no domingo de 25 de Novembro de 1945, entre a cidade de Valência (Espanha) e Penafiel.

O primeiro pombo que chegou de Valência, fez um percurso digno de registo para o columbofilismo português, gastando apenas 13,30 h de viagem.

O segundo chegou na segunda-feira a esta cidade às 13,35 h. 

O primeiro pombo, pertencia a Augusto Vieira, e o segundo a António Sacramento e Silva.  


No dia 7 de Dezembro de 1947, realizou-se num restaurante desta cidade, um almoço de confraternização, no qual estavam presentes todos os Sócios e Amigos desta colectividade.

Aos brindes, falaram entre outros, os seguintes oradores: Augusto Ribeiro, Presidente da Sociedade, Albino Nogueira Guedes representante do jornal “O Comércio do Porto”, Belmiro Coelho de Almeida do “Jornal de Notícias”, e Lourenço Rodrigues do “Primeiro de Janeiro”, e por fim José Ribeiro da Costa Júnior, leu uma mensagem a qual serviu para homenagear dois columbófilos amigos e estimados por todos, Augusto Vieira e Bernardino José de Oliveira.

Em seguida, Augusto Vieira, foi chamado para descerrar a nova Bandeira, visto ser ele o autor da sua aquisição.

Ao som das palmas, Augusto Vieira foi felicitado e abraçado por todos pela boa ideia que teve.

No final procedeu-se à distribuição dos prémios e taças conferidas a vários concorrentes, referentes à última campanha. 

No final da distribuição foi saudada a Direcção desta Colectividade, a Imprensa que se encontrava representada, a Federação Portuguesa de Columbófila, Associação Columbófila do Porto, bem como a nossa Sede Sociedade Columbófila do Norte de Portugal, terminando assim tão brilhante festa.



Quando a Sociedade Columbófila de Penafiel festejou o seu 40.º aniversário, usando da palavra o seu presidente António Gomes, lembrou os associados que há quarenta anos têm continuado a dar o seu contributo: Augusto Vieira, António Sacramento, Carlos Ferreira, Fernando Costa, Vitorino Rodrigues (Campelo), e Bernardino José de Oliveira, (este a título póstumo), receberam das mãos do Presidente da Câmara Dr. Ferreira Alves, placas comemorativas da fundação da sociedade. 

Seguiu-se um minuto de silêncio em homenagem a Bernardino José de Oliveira.

Sede da Sociedade Columbófila de Penafiel na Rua. Pedro Guedes N.º51 /61 em Penafiel

Ainda nem se pensava em telemóveis, e os telefones eram escassos, as notícias voavam velozes através dos pombos-correios.

Sou do tempo, em que vários columbófilos penafidelenses iam ver o Penafiel jogar fora da terra, e quando o jogo era muito importante, levavam consigo dois pombos. Um que trazia o resultado ao intervalo, e o outo no final, chegando aos seus pombais, muito mais cedo que o seu dono. Logo que a notícia chegava ao pombal, se propagava pela cidade, e todos ficavam a saber o resultado do Futebol Clube de Penafiel.

É que as rádios nacionais, apenas relatavam os encontros dos grandes clubes de futebol.  

Julho de 1945 - Foto de Pombo-correio pertencente a  Bernardino José de Oliveira

Neste ano de 2013, a Sociedade Columbófila de Penafiel, completa sem interrupção,  73 risonhas primaveras, tendo a Presidente, o Sr. José Augusto Silva Borges, a Secretário, Adão António Duarte Teixeira, e a Tesoureiro Adolfo Quintela de Pinho, e a Presidente da Assembleia Geral Joaquim José Teixeira Carvalho de Magalhães, sempre com a mesma vivacidade de outrora nos concursos, embora o seu principal lema continua a ser a Amizade e a defesa do Pombo-Correio.