23 julho 2013

NO TEMPO DAS BALIZAS QUADRADAS



NO TEMPO EM QUE AS TRAVES DAS BALIZAS ERAM QUADRADAS
E A BOLA NÃO ERA REDONDA MAS ESFÉRICA. 

Entrada para o Estádio Municipal de Penafiel

No tempo em que as traves e postes das balizas eram quadrados, e as chuteiras terem travessas de madeira em vez de pitões de alumínio, acorriam muitos mais adeptos ao estádio municipal de Penafiel do que actualmente, para apoiar o F. C. Penafiel, e ver o esférico entrar na baliza, de preferência na do clube visitante.

Bancada destinada aos sócios

Depois de um dia de trabalho, lá iam aperfeiçoar o passe, o remate, a marcação dos livres e dos pontapés de canto, para no domingo envergarem a camisola rubro negro, e tentarem ganhar o jogo.

Nesta foto de equipa de 1955/56, podemos ver:



De pé: David (guarda redes), Rodrigo, Taco, Martinho, Delfim e Victor.

Em baixo pela mesma ordem:

Xarina, Mota, Rodrigues, Mirita e Marocas.

Presidente do Clube.

O Presidente do Futebol Clube de Penafiel era o sr. Eduardo Monteiro, o tesoureiro do clube era o sr. Afonso Meneses e fazia parte do Conselho Técnico, Bernardino José de Oliveira. Pela assinatura que se vê no cartão, o secretário parece-me ser Joaquim José Ribeiro.


Muitas destas vedetas fizeram parte das equipas campeãs da III Divisão Distrital nos anos de 1954 / 1955, e da II Divisão Distrital em 1956/1957.




Com apenas 5 anos de idade (época 1956/1957), o Futebol Clube de Penafiel, a duas jornadas do fim, sagrava-se campeão da II divisão regional da Associação de Futebol do Porto.




Todos os jogadores foram contemplados com uma medalha da Associação de Futebol do Porto, tendo na face o nome do mesmo (esta é do guarda redes David), e no verso traziam gravada a seguinte frase:

Frente da medalha



 
Verso da medalha
Futebol Clube de Penafiel – Campeão Regional da 2.ª Divisão da A. F. do Porto – 1956 / 57.  



Este era o tempo, em que as vitórias eram festejadas a copos de três, e as derrotas esquecidas com a mesma receita.