04 agosto 2013

VIDA E MORTE DA PSP EM PENAFIEL



VIDA E MORTE DA PSP EM PENAFIEL

Chegada da PSP a Penafiel

No dia 1 de Fevereiro de 1968, foi instalada em Penafiel a Polícia de Segurança Pública. 

A sua esquadra ficava situada no Largo da Misericórdia, hoje Largo Padre Américo.

Estes polícias, conseguiram uma ligação com a população penafidelense nos poucos anos que aqui permaneceram, que todos nós os conhecíamos pelo seu nome próprio.

Quem percorria a cidade a calcantes, quer de dia, quer de noite, sempre se cruzava com eles no seu giro, assim como o carro patrulha, que dava a volta mais ao largo do centro da cidade, transmitindo à população uma certa segurança.

Saída da PSP de Penafiel.

O Ministro da Administração Interna, Dias Loureiro, que se encontra actualmente emigrado em Cabo Verde, resolveu levar a efeito uma reestruturação nas forças de segurança, resultando em Penafiel na troca da P.S.P. pela G.N.R., a 30 de Setembro de 1994. 

GNR em Penafiel
O desactivado cinema de Penafiel acolheu no dia 20 de Novembro de 1992, uma reunião da população local com o objectivo de contestar o encerramento da esquadra da PSP da cidade, no âmbito da reestruturação em curso das forças de segurança nacionais.

Como o presidente da Câmara, já estava com malas e bagagens de saída para o Cavaquistão, recusou ceder as instalações da assembleia municipal, para se realizar esta reunião, sendo na dita reunião acusado de se ter alheado do problema e querer mesmo que a polícia fosse embora.

Também é de salientar, que esta reunião começou atrasada, pois esperou-se pelos representantes da associação de pais da escola secundária e da Associação Comercial e Industrial, que se contavam entre os promotores da iniciativa, mas que não compareceram.

Elementos da Mesa da reunião no Cine Teatro S. Martinho

Na reunião, foi aprovado por unanimidade e aclamação, uma moção, na qual é dado o vivo apoio à manutenção da PSP, para bem das gentes de Penafiel e cujo conteúdo foi transmitido ao Presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, grupos parlamentares e ministro da administração interna. 

Evidentemente, que estes penafidelenses que deram a cara em defesa da PSP em Penafiel, foram “derrotados”, mas passados estes anos, infelizmente, verificamos que por vezes as minorias têm razão.

Na dita “Terra Melhor do Mundo”, o Rei do Cavaquistão foi medalhado, enquanto a PSP terminava e a GNR iniciava funções.

A vida, essa continua, ficando para registo este pequeno apontamento de vida e morte da PSP em Penafiel.