26 dezembro 2012

A IGREJA ROMÂNICA DE S. GENS EM BOELHE



A IGREJA ROMÂNICA
DE S. GENS EM BOELHE


A Igreja Românica de S. Gens, integrada na Rota do Românico do Vale do Sousa, fica situada na freguesia de Boelhe, concelho de Penafiel. 

É considerada, a mais pequena igreja românica da península ibérica, de planta retangular, composta por uma só nave e capela-mor quadrangular, que se destaca sobretudo pela originalidade escultórica dos capitéis do portal axial, em forma de cesto, e pela decoração das impostas, com palmetas biseladas, típicas da arquitectura românica portuguesa.

A sua construção, é geralmente atribuída à rainha D. Mafalda de Sabóia, mulher de D. Afonso Henriques.

É considerada Monumento Nacional, pelo Dec. 14 425, DG 228 de 15 de outubro de 1927.

Igreja Românica de S. Gens a ser restaurada


Em 1950, sofreu intervenção de restauro por iniciativa da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

O orago S. Gens, celebra-se a 25 de Agosto. 

É advogado das operações, bastante venerado por alturas de uma cirurgia ou medicina mais intensiva. É também o santo padroeiro dos actores, dos músicos e dos humoristas.

Foto de Miguel Torga

A quando da sua passagem por Boelhe, Miguel Torga escreveu no seu Diário VI.

Capa do livro

Boelhe, 28 de Setembro de 1952

Uma capelinha românica que me pareceu um brinquedo divino, e um casamento parolo que me deu que pensar.

Antes de entrarem na casa para onde vão morar, os noivos desta região são obrigados a passar debaixo dum arco festivo que o povo ergue com irónica intenção. É que dele pende uma maçã, que, depois de colhida, os cônjuges rilham de seu vagar, fechados no quarto…

Numa reincidência risonha, a consciência colectiva trouxe para a praça pública o espectáculo edificante da simbólica e pecadora desobediência bíblica. O fruto proibido, quer Deus queira, quer não, tem, pelos séculos dos séculos, de ser comido pelos namorados. Por isso, colha-se à vista de todos, alegremente, para eterna certeza da terra e perpétua confusão do céu.