23 dezembro 2012

A TODOS UM SANTO E FELIZ NATAL



A TODOS UM SANTO E FELIZ NATAL

Capa do livro
A data do nascimento de Cristo não é a única grande controvérsia criada pela obra “Jesus da Nazaré - A Infância de Jesus”, do Papa Bento XVI, pois também escreveu que a tradicional cena do presépio, com um burro e uma vaca no estábulo, representando a Natividade, não se passou assim. Nem a terra de nascimento, nem a data, nem o bafo quente dos animais sobre o menino enregelado nas palhinhas deitado.

Para concluir, a noção de que Cristo teria nascido a 25 de Dezembro é falsa. A festa está apenas ligada ao solstício de Inverno e a celebrações pagãs. Lá se vai definitivamente o conceito da infalibilidade dos papas (dos que antecederam Bento XVI).

Que me desculpem, mas parece-me que o Papa Bento XVI, só fez metade dos trabalhos de casa. É que ao afirmar que Jesus não nasceu a 25 de Dezembro, devia avançar com outra data, para os Cristãos não terem a noção que estão a festejar algo de muito importante para eles, em data errada. 

Mas o que me interessa mesmo é o espírito natalício, o aconchego da família, a vivência de certos afectos, e que a figura central desta quadra seja o Menino Jesus, e não um Pai-Natal vestido com as cores da Coca Cola, virado para o espírito consumista.

Quanto a datas, vou optar pelo que diz o poeta Ary dos Santos:

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser

Desta vez na voz de Viviana.


E por aqui me fico, desejando a todos Boas-Festas e um Santo e Feliz Natal.

Bom domingo!